DISCUTINDO E IDENTIFICANDO SABERES DOCENTES A LUZ DE TARDIF, PIMENTA E FOSSATI, SARMENTO E GUTHS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20705 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 9176 "titulo" => "DISCUTINDO E IDENTIFICANDO SABERES DOCENTES A LUZ DE TARDIF, PIMENTA E FOSSATI, SARMENTO E GUTHS" "resumo" => "A docência está arraigada por saberes docentes, os quais são apreendidos durante todo o percurso acadêmico, bem como na prática cotidiana do professor. Esta discussão, acerca dos saberes docentes, ganha destaque e está longe de cessar. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou-se em identificar saberes docentes a partir dos estudos de Tardif (2003), Pimenta (2002) e Fossati, Sarmento e Guths (2012), bem como tecer algumas considerações a respeito desta temática. Para atingir o objetivo proposto, optamos metodologicamente em desenvolver uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Foi possível perceber nos estudos de Tardif (2003) a existência de 4 (quatro) saberes docentes (saberes advindos da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais). Já nos estudos de Pimenta (2002), é possível identificar 3 (três) saberes docentes (saberes da experiência, saberes do conhecimento e saberes pedagógicos). E Por fim, os estudos de Fossati, Sarmento e Guths (2012) reconhecem os saberes docentes identificados por Tardif e Pimenta, no entanto é possível perceber a identificação de mais 2 (dois) saberes docentes (saberes de humanização e saberes criativos). Portanto, constatamos que foi possível discutir e identificar saberes docentes a partir dos estudos de Tardif (2003), Pimenta (2002) e Fossati, Sarmento e Guths (2012), os quais apresentam especificidades que são adquiridas nas Universidades, nas escolas, com a experiência do cotidiano, através das disciplinas ministradas, no próprio ato de ensinar, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, ENSINO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9176_08082016120812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIKON MOISES DE OLIVEIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "MAIKON MAIA" "autor_email" => "maikon_oliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20705 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 692 "inscrito_id" => 9176 "titulo" => "DISCUTINDO E IDENTIFICANDO SABERES DOCENTES A LUZ DE TARDIF, PIMENTA E FOSSATI, SARMENTO E GUTHS" "resumo" => "A docência está arraigada por saberes docentes, os quais são apreendidos durante todo o percurso acadêmico, bem como na prática cotidiana do professor. Esta discussão, acerca dos saberes docentes, ganha destaque e está longe de cessar. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou-se em identificar saberes docentes a partir dos estudos de Tardif (2003), Pimenta (2002) e Fossati, Sarmento e Guths (2012), bem como tecer algumas considerações a respeito desta temática. Para atingir o objetivo proposto, optamos metodologicamente em desenvolver uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Foi possível perceber nos estudos de Tardif (2003) a existência de 4 (quatro) saberes docentes (saberes advindos da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais). Já nos estudos de Pimenta (2002), é possível identificar 3 (três) saberes docentes (saberes da experiência, saberes do conhecimento e saberes pedagógicos). E Por fim, os estudos de Fossati, Sarmento e Guths (2012) reconhecem os saberes docentes identificados por Tardif e Pimenta, no entanto é possível perceber a identificação de mais 2 (dois) saberes docentes (saberes de humanização e saberes criativos). Portanto, constatamos que foi possível discutir e identificar saberes docentes a partir dos estudos de Tardif (2003), Pimenta (2002) e Fossati, Sarmento e Guths (2012), os quais apresentam especificidades que são adquiridas nas Universidades, nas escolas, com a experiência do cotidiano, através das disciplinas ministradas, no próprio ato de ensinar, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, ENSINO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9176_08082016120812.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIKON MOISES DE OLIVEIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "MAIKON MAIA" "autor_email" => "maikon_oliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }