Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: RELATOS DO PROJETO PROLICEN

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, PROJETO DE ENSINO Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19853
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2701
    "inscrito_id" => 6180
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: RELATOS DO PROJETO PROLICEN"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das ações realizadas no projeto A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA FORMA DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA que teve como objetivo utilizar a História da Matemática como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, através da execução de oficinas pedagógicas nas escolas da rede pública de ensino do Litoral Norte. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação, a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: Estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico, por parte do licenciando, bolsista do projeto; Procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios de Rio Tinto e Mamanguape; Escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas; Elaboração de materiais e execução das oficinas com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras; avaliação da oficina com alunos e professores das escolas. Como resultados do projeto ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática (até então era desconhecida para eles) e passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto aos bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, PROJETO DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID6180_17082016161719.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACIANA FERREIRA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "GRACIANA DIAS"
    "autor_email" => "graciana05@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19853
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2701
    "inscrito_id" => 6180
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: RELATOS DO PROJETO PROLICEN"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das ações realizadas no projeto A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA FORMA DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA que teve como objetivo utilizar a História da Matemática como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, através da execução de oficinas pedagógicas nas escolas da rede pública de ensino do Litoral Norte. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação, a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: Estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico, por parte do licenciando, bolsista do projeto; Procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios de Rio Tinto e Mamanguape; Escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas; Elaboração de materiais e execução das oficinas com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras; avaliação da oficina com alunos e professores das escolas. Como resultados do projeto ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática (até então era desconhecida para eles) e passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto aos bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, OFICINAS PEDAGÓGICAS, PROJETO DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID6180_17082016161719.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRACIANA FERREIRA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "GRACIANA DIAS"
    "autor_email" => "graciana05@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das ações realizadas no projeto A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA FORMA DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA que teve como objetivo utilizar a História da Matemática como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, através da execução de oficinas pedagógicas nas escolas da rede pública de ensino do Litoral Norte. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação, a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: Estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico, por parte do licenciando, bolsista do projeto; Procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios de Rio Tinto e Mamanguape; Escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas; Elaboração de materiais e execução das oficinas com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras; avaliação da oficina com alunos e professores das escolas. Como resultados do projeto ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática (até então era desconhecida para eles) e passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto aos bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.