O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das ações realizadas no projeto A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA FORMA DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA que teve como objetivo utilizar a História da Matemática como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, através da execução de oficinas pedagógicas nas escolas da rede pública de ensino do Litoral Norte. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação, a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: Estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico, por parte do licenciando, bolsista do projeto; Procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios de Rio Tinto e Mamanguape; Escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas; Elaboração de materiais e execução das oficinas com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras; avaliação da oficina com alunos e professores das escolas. Como resultados do projeto ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática (até então era desconhecida para eles) e passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto aos bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática