Este trabalho faz parte do Projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC/UERN, intitulado (Des)construção de práticas discursivas sobre a sexualidade na escola que, por sua vez, está vinculado à linha de pesquisa Estudo dos processos de produção identitária de modos de subjetivação na contemporaneidade, do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – GEDUERN. O principal objetivo é investigar como a questão da sexualidade é tratada no ambiente escolar. Configura-se em uma pesquisa de caráter qualitativo, um tipo de investigação que se preocupa com a interpretação do fenômeno, exigindo, dessa forma, uma abordagem interpretativista na apresentação e análise dos dados (BAUER e GASKELL, 2008). Quanto aos procedimentos analíticos, esta pesquisa se insere numa perspectiva discursiva, especificamente na Análise do Discurso de orientação francesa, campo do saber que considera que os estudos discursivos visam pensar o sentido dimensionado no tempo e no espaço das práticas do ser humano (ORLANDI, 2001). Assim, está embasada, além de documentos oficiais que enfocam a sexualidade, como os PCNs – Temas transversais e Cadernos SECAD, em construtos teóricos advindos das contribuições de Foucault (2005, 2011), no que se refere ao à sexualidade, e em diálogo com a área educacional, na qual se destacam Sayão (1997), Batista (2008), Santos (2007), entre outros estudiosos que têm pesquisado sobre a sexualidade.