Este trabalho parte da premissa de que a educação científica deve promover ao aluno sua inserção crítica na sociedade frente às questões que envolvem a Ciência e a Tecnologia e que a educação CTS pode oferecer os subsídios para a realização de tal aparato educacional. Tem como objetivo discorrer sobre a formação de professores de ciências considerando a proposta de Educação CTS como princípio norteador da prática educativa e como possibilitador de um ensino de ciências que envolva a Ciência e a Tecnologia nos assuntos da Sociedade. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de mudanças no currículo escolar, na busca de promover um ensino de ciências em uma perspectiva crítica e democrática, proporcionando aos educandos uma formação cidadã, oferecendo-lhes os subsídios necessários à sua inserção na sociedade como sujeito participativo frente às questões da CT. As considerações acerca da formação de professores de ciências evidenciam o debate crítico acerca da importância de se ter uma boa formação inicial e continuada destes professores, ressaltando a importância de se materializar políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada, de modo a superar as necessidades formativas dos docentes com vistas a ensejar em sua formação o enfoque CTS.