CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE COMO ARRIMO À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20484 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1714 "inscrito_id" => 10692 "titulo" => "CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE COMO ARRIMO À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho parte da premissa de que a educação científica deve promover ao aluno sua inserção crítica na sociedade frente às questões que envolvem a Ciência e a Tecnologia e que a educação CTS pode oferecer os subsídios para a realização de tal aparato educacional. Tem como objetivo discorrer sobre a formação de professores de ciências considerando a proposta de Educação CTS como princípio norteador da prática educativa e como possibilitador de um ensino de ciências que envolva a Ciência e a Tecnologia nos assuntos da Sociedade. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de mudanças no currículo escolar, na busca de promover um ensino de ciências em uma perspectiva crítica e democrática, proporcionando aos educandos uma formação cidadã, oferecendo-lhes os subsídios necessários à sua inserção na sociedade como sujeito participativo frente às questões da CT. As considerações acerca da formação de professores de ciências evidenciam o debate crítico acerca da importância de se ter uma boa formação inicial e continuada destes professores, ressaltando a importância de se materializar políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada, de modo a superar as necessidades formativas dos docentes com vistas a ensejar em sua formação o enfoque CTS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CTS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10692_15082016133055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIRONE LIMA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "TAIRONE LIMA" "autor_email" => "taironecruzmaltino19@gmai" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20484 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1714 "inscrito_id" => 10692 "titulo" => "CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE COMO ARRIMO À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho parte da premissa de que a educação científica deve promover ao aluno sua inserção crítica na sociedade frente às questões que envolvem a Ciência e a Tecnologia e que a educação CTS pode oferecer os subsídios para a realização de tal aparato educacional. Tem como objetivo discorrer sobre a formação de professores de ciências considerando a proposta de Educação CTS como princípio norteador da prática educativa e como possibilitador de um ensino de ciências que envolva a Ciência e a Tecnologia nos assuntos da Sociedade. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de mudanças no currículo escolar, na busca de promover um ensino de ciências em uma perspectiva crítica e democrática, proporcionando aos educandos uma formação cidadã, oferecendo-lhes os subsídios necessários à sua inserção na sociedade como sujeito participativo frente às questões da CT. As considerações acerca da formação de professores de ciências evidenciam o debate crítico acerca da importância de se ter uma boa formação inicial e continuada destes professores, ressaltando a importância de se materializar políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada, de modo a superar as necessidades formativas dos docentes com vistas a ensejar em sua formação o enfoque CTS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CTS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10692_15082016133055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIRONE LIMA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "TAIRONE LIMA" "autor_email" => "taironecruzmaltino19@gmai" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }