Transformar a condição humana tão negativa para a sociedade brasileira não se constitui em tarefa fácil e nem de longe vislumbramos uma solução a curto prazo. O fato é que vivemos um tempo de constantes transformações onde, as conquistas sociais e políticas se acentuam na repetição do direito a ter direitos e o desafio nessas relações encontram na escola um elo entre o que escola pode fazer e o que o aluno efetivamente pode desejar, pois é nela em que se toma conhecimento do que se pode e do que se deve.
Vivemos a EJA por seguidos anos, espelhada nas adversidades, nas carências sociais, na dificuldade de relacionamento, enfim, compartilhamos do cotidiano das turmas, para assim entender mais profundamente a realidade de cada um deles. Descobrir os princípios que nos levam a cidadania, ampliando uma análise da realidade social do aluno da EJA, tempo histórico, diversidade e propostas concretas que ampliem a sua visão de mundo possibilitando-os desbravar os caminhos plenos de vida, para isso, se faz necessário mergulhar ainda mais no universo das individualidades buscando descobrir, incentivar e aperfeiçoar aptidões através da interação aluno/meio em que vive.
Para cumprir esta tarefa se faz necessário o uso de meios que despertem a cidadania. Meios que façam o aluno da EJA descobrir um mundo imensamente maior do que aquele em que está acostumado a viver.
Palavras chaves: EJA, transformação, cidadania.