As dificuldades de aprendizagem (DA) na infância são bem recorrentes ao ambiente escolar, sendo identificadas pelos professores no início do processo de escolarização das crianças. As DA são na verdade problemas neurológicos que comprometem a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações. O conhecimento das DA é de extrema relevância para o cenário atual ao qual vivenciamos, pois elas vêm crescendo estatisticamente em meio ao sistema educacional, o que vem apreendendo a preocupação das autoridades educacionais, sendo que estas DA vêm comprometendo a educação formal das crianças. Objetivo geral: analisar as principais dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita na educação infantil. Objetivos específicos: Avaliar as intervenções realizadas em relação as DA, identificar fatores associados as DA, categorizar algumas DA em leitura e escrita. Metodologia: A presente pesquisa tem caráter de revisão de literatura, foi estabelecido seis etapas para a formulação do estudo, a primeira etapa: identificação do tema e seleção da hipótese, segunda etapa: critérios de inclusão e exclusão, terceira etapa: categorização dos estudos, quarta etapa: avaliação dos estudos, quinta etapa: interpretação dos resultados e sexta etapa: síntese do estudo. Resultados: Observou-se nos estudos analisados que as dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita podem estar associadas a outros problemas de aprendizagem, como DA em matemática. As DA também podem estar associadas ao gênero masculino o qual sobressaiu em estudo ao feminino, outro fator condicionante para as DA foram transtornos de ansiedade, baixa autoestima, dificuldade de sociabilização e de comunicação, como também insucesso social, políticos sociais, culturais, educacionais pedagógicos, questões que movem a sociedade contemporânea.