O presente artigo procura discutir o processo de formação do licenciando em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir da experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial do subprojeto de Sociologia. A dinâmica com que o programa se estrutura, bem como o compromisso assumido pelos profissionais envolvidos (tanto nas escolas contempladas pelo programa, quanto na Universidade) e o constante acompanhamento dos bolsistas fazem do projeto uma ferramenta importante para a formação docente, visto que é nesse ambiente que os licenciandos encontram espaço para constantes discussões sobre as práticas em sala de aula, seus desafios e o compartilhamento de experiências positivas e frustrantes, trazendo a realidade da profissão para a formação dos graduandos - sanando assim, algumas lacunas relatadas não só pelos bolsistas, mas pelos estudantes do curso de Ciências Sociais de um modo geral, no que diz respeito à formação enquanto professores ao longo desta licenciatura na UFRN. O atual trabalho, do ponto de vista de sua metodologia, assenta suas discussões em documentos diversos possibilitados pelo programa que vão desde a ata das reuniões semanais do PIBID aos relatos colhidos entre bolsistas e professores envolvidos, além da observação constante da condução do subprojeto, de suas reuniões e as intervenções enquanto professora em formação em duas turmas. Apresenta, também, uma importante bibliografia que procura subsidiar o debate em questão em torno das responsabilidades e aptidões necessárias ao bom docente, que se torna algo maior que o simples repasse de conteúdo e requer do profissional mais que o conhecimento do objeto de ensino, mas a capacidade de saber ensinar.