Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA: ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS EDUCATIVAS EM FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA (UFRN/PIBID)

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, SOCIOLOGIA Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20639
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2562
    "inscrito_id" => 11091
    "titulo" => "DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA: ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS EDUCATIVAS EM FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA (UFRN/PIBID)"
    "resumo" => "O presente artigo procura discutir o processo de formação do licenciando em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir da experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial do subprojeto de Sociologia. A dinâmica com que o programa se estrutura, bem como o compromisso assumido pelos profissionais envolvidos (tanto nas escolas contempladas pelo programa, quanto na Universidade) e o constante acompanhamento dos bolsistas fazem do projeto uma ferramenta importante para a formação docente, visto que é nesse ambiente que os licenciandos encontram espaço para constantes discussões sobre as práticas em sala de aula, seus desafios e o compartilhamento de experiências positivas e frustrantes, trazendo a realidade da profissão para a formação dos graduandos - sanando assim, algumas lacunas relatadas não só pelos bolsistas, mas pelos estudantes do curso de Ciências Sociais de um modo geral, no que diz respeito à formação enquanto professores ao longo desta licenciatura na UFRN. O atual trabalho, do ponto de vista de sua metodologia, assenta suas discussões em documentos diversos possibilitados pelo programa que vão desde a ata das reuniões semanais do PIBID aos relatos colhidos entre bolsistas e professores envolvidos, além da observação constante da condução do subprojeto, de suas reuniões e as intervenções enquanto professora em formação em duas turmas. Apresenta, também, uma importante bibliografia que procura subsidiar o debate em questão em torno das responsabilidades e aptidões necessárias ao bom docente, que se torna algo maior que o simples repasse de conteúdo e requer do profissional mais que o conhecimento do objeto de ensino, mas a capacidade de saber ensinar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, SOCIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID11091_17082016111345.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LYSIA SAPUCAÍ DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA SAPUCAÍ"
    "autor_email" => "rsapucai@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20639
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2562
    "inscrito_id" => 11091
    "titulo" => "DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA: ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS EDUCATIVAS EM FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA (UFRN/PIBID)"
    "resumo" => "O presente artigo procura discutir o processo de formação do licenciando em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir da experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial do subprojeto de Sociologia. A dinâmica com que o programa se estrutura, bem como o compromisso assumido pelos profissionais envolvidos (tanto nas escolas contempladas pelo programa, quanto na Universidade) e o constante acompanhamento dos bolsistas fazem do projeto uma ferramenta importante para a formação docente, visto que é nesse ambiente que os licenciandos encontram espaço para constantes discussões sobre as práticas em sala de aula, seus desafios e o compartilhamento de experiências positivas e frustrantes, trazendo a realidade da profissão para a formação dos graduandos - sanando assim, algumas lacunas relatadas não só pelos bolsistas, mas pelos estudantes do curso de Ciências Sociais de um modo geral, no que diz respeito à formação enquanto professores ao longo desta licenciatura na UFRN. O atual trabalho, do ponto de vista de sua metodologia, assenta suas discussões em documentos diversos possibilitados pelo programa que vão desde a ata das reuniões semanais do PIBID aos relatos colhidos entre bolsistas e professores envolvidos, além da observação constante da condução do subprojeto, de suas reuniões e as intervenções enquanto professora em formação em duas turmas. Apresenta, também, uma importante bibliografia que procura subsidiar o debate em questão em torno das responsabilidades e aptidões necessárias ao bom docente, que se torna algo maior que o simples repasse de conteúdo e requer do profissional mais que o conhecimento do objeto de ensino, mas a capacidade de saber ensinar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, SOCIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID11091_17082016111345.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA LYSIA SAPUCAÍ DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA SAPUCAÍ"
    "autor_email" => "rsapucai@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo procura discutir o processo de formação do licenciando em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir da experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em especial do subprojeto de Sociologia. A dinâmica com que o programa se estrutura, bem como o compromisso assumido pelos profissionais envolvidos (tanto nas escolas contempladas pelo programa, quanto na Universidade) e o constante acompanhamento dos bolsistas fazem do projeto uma ferramenta importante para a formação docente, visto que é nesse ambiente que os licenciandos encontram espaço para constantes discussões sobre as práticas em sala de aula, seus desafios e o compartilhamento de experiências positivas e frustrantes, trazendo a realidade da profissão para a formação dos graduandos - sanando assim, algumas lacunas relatadas não só pelos bolsistas, mas pelos estudantes do curso de Ciências Sociais de um modo geral, no que diz respeito à formação enquanto professores ao longo desta licenciatura na UFRN. O atual trabalho, do ponto de vista de sua metodologia, assenta suas discussões em documentos diversos possibilitados pelo programa que vão desde a ata das reuniões semanais do PIBID aos relatos colhidos entre bolsistas e professores envolvidos, além da observação constante da condução do subprojeto, de suas reuniões e as intervenções enquanto professora em formação em duas turmas. Apresenta, também, uma importante bibliografia que procura subsidiar o debate em questão em torno das responsabilidades e aptidões necessárias ao bom docente, que se torna algo maior que o simples repasse de conteúdo e requer do profissional mais que o conhecimento do objeto de ensino, mas a capacidade de saber ensinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.