OLIVEIRA, Camilla Nunes Câmara et al.. Ler pelo vieis do prazer. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21339>. Acesso em: 22/11/2024 09:33
O presente trabalho aborda um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Natal/RN. Na pesquisa envolvemos duas turmas de quarto ano, tendo em sua realidade alunos ainda em processo de alfabetização e letramento. O projeto foi desenvolvido através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência – CAPES/UNIFACEX). Os bolsistas são do Curso de Pedagogia e se encontram no quinto período de sua formação. O projeto teve como objetivo contribuir com a alfabetização e o letramento através da literatura. Participaram do estudo o total de 45 alunos e 03 bolsistas. Na investigação tivemos o objetivo de incentivar o uso da literatura em sala de aula como incentivo no processo de alfabetização, de forma lúdica e prazerosa; uma vez que, a literatura tem sido usada na maioria das vezes apenas para a aquisição das regras gramaticais da disciplina de língua portuguesa. Este trabalho, além de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento, se propôs despertar o gosto pela literatura e a satisfação em poder desfrutar dos diversos livros que a escola possui e que nem sempre estavam ao alcance deles. Observamos que a biblioteca da escola tinha acervo variado e apropriado para a idade e interesse deles. Porém, sendo impecavelmente organizado, ao entrar naquele ambiente o aluno causava preocupação na professora em não desarrumá-lo. Esta atitude afastava o aluno interessado em manusear o livro. No entanto, era preciso construir um espaço em sala de aula que pudesse romper com essa barreira encontrada na biblioteca.