Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LER PELO VIEIS DO PRAZER

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, INCLUSÃO, LITERATURA Pôster (PO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21339 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 990 "inscrito_id" => 6345 "titulo" => "LER PELO VIEIS DO PRAZER" "resumo" => "O presente trabalho aborda um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Natal/RN. Na pesquisa envolvemos duas turmas de quarto ano, tendo em sua realidade alunos ainda em processo de alfabetização e letramento. O projeto foi desenvolvido através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência – CAPES/UNIFACEX). Os bolsistas são do Curso de Pedagogia e se encontram no quinto período de sua formação. O projeto teve como objetivo contribuir com a alfabetização e o letramento através da literatura. Participaram do estudo o total de 45 alunos e 03 bolsistas. Na investigação tivemos o objetivo de incentivar o uso da literatura em sala de aula como incentivo no processo de alfabetização, de forma lúdica e prazerosa; uma vez que, a literatura tem sido usada na maioria das vezes apenas para a aquisição das regras gramaticais da disciplina de língua portuguesa. Este trabalho, além de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento, se propôs despertar o gosto pela literatura e a satisfação em poder desfrutar dos diversos livros que a escola possui e que nem sempre estavam ao alcance deles. Observamos que a biblioteca da escola tinha acervo variado e apropriado para a idade e interesse deles. Porém, sendo impecavelmente organizado, ao entrar naquele ambiente o aluno causava preocupação na professora em não desarrumá-lo. Esta atitude afastava o aluno interessado em manusear o livro. No entanto, era preciso construir um espaço em sala de aula que pudesse romper com essa barreira encontrada na biblioteca.O presente trabalho aborda um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Natal/RN. Na pesquisa envolvemos duas turmas de quarto ano, tendo em sua reali" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, INCLUSÃO, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID6345_12082016174638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLA NUNES CÂMARA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILLA NUNES" "autor_email" => "camillanunesco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21339 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 990 "inscrito_id" => 6345 "titulo" => "LER PELO VIEIS DO PRAZER" "resumo" => "O presente trabalho aborda um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Natal/RN. Na pesquisa envolvemos duas turmas de quarto ano, tendo em sua realidade alunos ainda em processo de alfabetização e letramento. O projeto foi desenvolvido através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência – CAPES/UNIFACEX). Os bolsistas são do Curso de Pedagogia e se encontram no quinto período de sua formação. O projeto teve como objetivo contribuir com a alfabetização e o letramento através da literatura. Participaram do estudo o total de 45 alunos e 03 bolsistas. Na investigação tivemos o objetivo de incentivar o uso da literatura em sala de aula como incentivo no processo de alfabetização, de forma lúdica e prazerosa; uma vez que, a literatura tem sido usada na maioria das vezes apenas para a aquisição das regras gramaticais da disciplina de língua portuguesa. Este trabalho, além de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento, se propôs despertar o gosto pela literatura e a satisfação em poder desfrutar dos diversos livros que a escola possui e que nem sempre estavam ao alcance deles. Observamos que a biblioteca da escola tinha acervo variado e apropriado para a idade e interesse deles. Porém, sendo impecavelmente organizado, ao entrar naquele ambiente o aluno causava preocupação na professora em não desarrumá-lo. Esta atitude afastava o aluno interessado em manusear o livro. No entanto, era preciso construir um espaço em sala de aula que pudesse romper com essa barreira encontrada na biblioteca.O presente trabalho aborda um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Natal/RN. Na pesquisa envolvemos duas turmas de quarto ano, tendo em sua reali" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, INCLUSÃO, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID6345_12082016174638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLA NUNES CÂMARA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILLA NUNES" "autor_email" => "camillanunesco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho aborda um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Natal/RN. Na pesquisa envolvemos duas turmas de quarto ano, tendo em sua realidade alunos ainda em processo de alfabetização e letramento. O projeto foi desenvolvido através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência – CAPES/UNIFACEX). Os bolsistas são do Curso de Pedagogia e se encontram no quinto período de sua formação. O projeto teve como objetivo contribuir com a alfabetização e o letramento através da literatura. Participaram do estudo o total de 45 alunos e 03 bolsistas. Na investigação tivemos o objetivo de incentivar o uso da literatura em sala de aula como incentivo no processo de alfabetização, de forma lúdica e prazerosa; uma vez que, a literatura tem sido usada na maioria das vezes apenas para a aquisição das regras gramaticais da disciplina de língua portuguesa. Este trabalho, além de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento, se propôs despertar o gosto pela literatura e a satisfação em poder desfrutar dos diversos livros que a escola possui e que nem sempre estavam ao alcance deles. Observamos que a biblioteca da escola tinha acervo variado e apropriado para a idade e interesse deles. Porém, sendo impecavelmente organizado, ao entrar naquele ambiente o aluno causava preocupação na professora em não desarrumá-lo. Esta atitude afastava o aluno interessado em manusear o livro. No entanto, era preciso construir um espaço em sala de aula que pudesse romper com essa barreira encontrada na biblioteca.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.