GOMES, Rayanne Pereira et al.. Da teoria de freud ao arraiá junino. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20625>. Acesso em: 22/11/2024 01:06
Sigmund Freud, famoso por sua teoria sobre a mente humana e a sexualidade, foi o objeto de estudo em um seminário apresentado na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, no primeiro semestre do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – Campus Iguatu. Este trabalho configura-se em um relato de experiência sobre o uso de metodologias dinamizadas na apresentação dos estudos sobre a teoria de Freud: O Arraiá do Freud. O presente artigo tem como objetivo conhecer a teoria de Freud para a Psicologia do Desenvolvimento e relatar a experiência vivida pelos alunos que prepararam “O Arraiá do Freud” e mostrar a importância de se incentivar os professores em formação a buscarem métodos de ensino mais atrativos e inovadores para que estes consigam disseminar aprendizado. Detectou-se na execução do trabalho que os alunos se mostraram interessados e bastante estimulados com o tipo de apresentação, por se tratar de algo o qual se identificavam. À medida que a atividade se desenvolvia, a classe se envolvia e começava a participar, ao final todos já estavam cantando as paródias. Diante da análise sobre a apresentação, notou-se que a didática utilizada mostrou-se eficaz na compreensão da teoria de Freud. Cada estudante tem uma forma particular de aprendizagem que deve ser percebida pelo professor, para que este consiga encontrar métodos eficazes de ensino, esta didática também deve ser usada pelos professores formadores de novos professores, para que desde a universidade se formem sujeitos transformadores. O aluno quando é estimulado sabe que pode ousar, que sua aprendizagem não está restrita a padrões tradicionais e sente-se mais instigado a buscar novos horizontes e conhecimento, o professor precisa ser um agente transformador, assim seus conhecimentos não terão apenas a finalidade de cumprir com suas obrigações, mas de impulsionar o estudante a querer ir além.