ROTINA ESCOLAR: UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22231 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 968 "inscrito_id" => 4551 "titulo" => "ROTINA ESCOLAR: UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As questões relacionadas ao estudo da construção da noção de tempo no ser humano não é um tema fácil de ser estudado ou compreendido por professores da Educação Infantil, contudo é necessário compreendê-lo e colocá-lo em prática. Esse relato de experiência tem como objetivos realizar intervenção educacional com ênfase na rotina escolar, registrar atitudes e comportamentos de crianças que participaram de intervenção educacional e considerar a importância da rotina escolar na construção da noção de tempo. Foi constituída amostra intencional com 28 crianças de duas turmas de Jardim I da Educação infantil de Escola Municipal, situada na cidade de Formosa-GO, quanto ao gênero participaram 13 meninas e 15 meninos com idade entre 3 e 4 anos. Foram 9 intervenções semanais com duração de 1 hora, totalizando 9 horas. Entre a primeira e a nona intervenção foi possível constatar o desenvolvimento contínuo dos alunos, pois na primeira intervenção eles demonstram pouco diálogo, não conseguiam expressar suas vontades, tampouco tomar pequenas decisões, apresentavam ansiedade e a falta da noção de tempo, porém com a realização das intervenções analisou-se o comportamento das crianças, não perguntavam mais quanto ao tempo de duração de cada atividade, passaram a virar os cartazes do varal livremente sem o comando do professor, colocavam os cartazes no varal, identificando a sequência da rotina. Tornaram-se capazes de escolher e criar alguns argumentos para a apresentação da escolha. Foram capazes de reconhecer a atividade que estavam realizando e a seguinte. Tornaram-se mais autônomos em tomar as decisões que lhes cabia fazê-las." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID4551_12082016154640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLAYNE RODRIGUES PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "KAROLAYNE " "autor_email" => "karolayne411@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22231 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 968 "inscrito_id" => 4551 "titulo" => "ROTINA ESCOLAR: UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As questões relacionadas ao estudo da construção da noção de tempo no ser humano não é um tema fácil de ser estudado ou compreendido por professores da Educação Infantil, contudo é necessário compreendê-lo e colocá-lo em prática. Esse relato de experiência tem como objetivos realizar intervenção educacional com ênfase na rotina escolar, registrar atitudes e comportamentos de crianças que participaram de intervenção educacional e considerar a importância da rotina escolar na construção da noção de tempo. Foi constituída amostra intencional com 28 crianças de duas turmas de Jardim I da Educação infantil de Escola Municipal, situada na cidade de Formosa-GO, quanto ao gênero participaram 13 meninas e 15 meninos com idade entre 3 e 4 anos. Foram 9 intervenções semanais com duração de 1 hora, totalizando 9 horas. Entre a primeira e a nona intervenção foi possível constatar o desenvolvimento contínuo dos alunos, pois na primeira intervenção eles demonstram pouco diálogo, não conseguiam expressar suas vontades, tampouco tomar pequenas decisões, apresentavam ansiedade e a falta da noção de tempo, porém com a realização das intervenções analisou-se o comportamento das crianças, não perguntavam mais quanto ao tempo de duração de cada atividade, passaram a virar os cartazes do varal livremente sem o comando do professor, colocavam os cartazes no varal, identificando a sequência da rotina. Tornaram-se capazes de escolher e criar alguns argumentos para a apresentação da escolha. Foram capazes de reconhecer a atividade que estavam realizando e a seguinte. Tornaram-se mais autônomos em tomar as decisões que lhes cabia fazê-las." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "ROTINA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID4551_12082016154640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLAYNE RODRIGUES PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "KAROLAYNE " "autor_email" => "karolayne411@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }