CRIANÇAS NEGRAS: AFIRMANDO SUA IDENTIDADE NO EMBALO DOS CACHINHOS DE LELÊ
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20594 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2647 "inscrito_id" => 2023 "titulo" => "CRIANÇAS NEGRAS: AFIRMANDO SUA IDENTIDADE NO EMBALO DOS CACHINHOS DE LELÊ" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado das ações docente na Educação Infantil. O Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, é uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, que tem como objetivo integrar o estudante em um ambiente profissional articulando a teoria e prática estudada durante sua graduação. Desenvolvemos um projeto didático cujo tema foi escolhido depois de algumas observações referente à turma da Educação Infantil da Escola pública Dr. Moacir Breno Souto Maios do município de Bom Jardim/PE. Escolhemos um tema ainda pouco cogitado, trabalhamos com a temática de Relações Étnico-Raciais, pois naquela turma apresentou um grande índice de discriminação racial com as crianças negras. Nosso objetivo principal foi proporcionar aos estudantes o conhecimento de sua identidade, a partir de vivências que abordem a História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Buscando construir e valorizar a cultura afrodescendente, e entender a relação do passado-presente-futuro. Tendo como apoio a Lei 10.639/03 institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar da Educação Básica e autores como Gomes (2008), Coelho (2002) e Barreiro (2006) que debate sobre o exceptivo assunto. Para tanto, trabalhamos de forma lúdica e prazerosa, tentamos leva-los a perceber as diferenças culturais étnico-raciais existentes em nosso contexto; proporcionamos as crianças o questionamento de sua identidade étnico-raciais e estimular o diálogo intercultural entre as elas. Percebemos que após essa experiência os estudantes da Educação Infantil conseguiram respeitar seus colegas com diferentes etnia e cultura existente em nossa sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCAÇÃO INFANTIL, LEI 10.639/03, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA9_ID2023_17082016142915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "jrcangela.mary@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20594 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2647 "inscrito_id" => 2023 "titulo" => "CRIANÇAS NEGRAS: AFIRMANDO SUA IDENTIDADE NO EMBALO DOS CACHINHOS DE LELÊ" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado das ações docente na Educação Infantil. O Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, é uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, que tem como objetivo integrar o estudante em um ambiente profissional articulando a teoria e prática estudada durante sua graduação. Desenvolvemos um projeto didático cujo tema foi escolhido depois de algumas observações referente à turma da Educação Infantil da Escola pública Dr. Moacir Breno Souto Maios do município de Bom Jardim/PE. Escolhemos um tema ainda pouco cogitado, trabalhamos com a temática de Relações Étnico-Raciais, pois naquela turma apresentou um grande índice de discriminação racial com as crianças negras. Nosso objetivo principal foi proporcionar aos estudantes o conhecimento de sua identidade, a partir de vivências que abordem a História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Buscando construir e valorizar a cultura afrodescendente, e entender a relação do passado-presente-futuro. Tendo como apoio a Lei 10.639/03 institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar da Educação Básica e autores como Gomes (2008), Coelho (2002) e Barreiro (2006) que debate sobre o exceptivo assunto. Para tanto, trabalhamos de forma lúdica e prazerosa, tentamos leva-los a perceber as diferenças culturais étnico-raciais existentes em nosso contexto; proporcionamos as crianças o questionamento de sua identidade étnico-raciais e estimular o diálogo intercultural entre as elas. Percebemos que após essa experiência os estudantes da Educação Infantil conseguiram respeitar seus colegas com diferentes etnia e cultura existente em nossa sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCAÇÃO INFANTIL, LEI 10.639/03, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA9_ID2023_17082016142915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "jrcangela.mary@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }