Os regulamentos normativos do ensino asseguram que a escola estimule o protagonismo juvenil, para uma maior definição de estudo em torno da sua função social. Para isso, eles precisam ter domínio de conceitos, para que assim, garantam o exercício pleno de cidadania, com princípios de conhecimento para assumirem postura ética com a sociedade no seu contexto sociocultural, socioambiental, socioeconômico e político. Com esta perspectiva desenvolvemos estratégias para instigar os estudantes 1ª série D da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily na cidade de Esperança-PB, há contribuir para a aprendizagem em conteúdos diversificados sobre a temática vivida com a escassez de água, permitindo que o estudante atue como sujeito ativo realizando os procedimentos e relacionando a teoria com a prática. Desta maneira, objetivamos estudar a água no contexto ambiental, com auxilio da tecnologia e interdisciplinaridade, proporcionando aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas á água no meio ambiente, e assumir de forma independente, responsável e autônoma atitudes e valores voltados á sua proteção e conservação.