LIMA, Ana Paula Ferreira et al.. Jogando com equações do 1° grau. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21286>. Acesso em: 23/12/2024 01:40
O trabalho traz um relato de experiência sobre o uso do jogo como ferramenta para amenizar dificuldades enfrentadas por alunos tanto em determinado conteúdo quanto na forma como eles interagem entre si na sala de aula. A experiência aqui descrita é de uma atividade que foi desenvolvida para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, com o intuito de minimizar a dificuldade dos mesmos em resolução de equações do 1° grau e o convívio com colegas de sala fazendo uso de um jogo, tal dificuldade no conteúdo envolve o aprendizado adquirido de outros conteúdos, então o jogo funciona como um exercício de revisão, fixação e fará com que eles trabalhem em conjunto com outros colegas em uma competição saudável. Sera trabalhado nessa dinâmica a resolução de equações bem simples, para que o aluno possa fazer cálculos mentais e trabalhar o raciocínio rápido. Mostrando que mesmo com um jogo, que possui regras, as aulas de matemática podem ser mais leves e mostrar também que o jogo é uma ferramenta útil, apesar de pouco utilizada, para o aprendizado que eles precisam. Trazendo como base da pesquisa estudos feitos sobre jogos na sala de aula e os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que destaca que os jogos auxiliam na construção da aprendizagem. O trabalho foi uma experiência bem-sucedida dentro daquilo que foi proposto, com ganhos não apenas para os alunos, mas também para professores que tem a oportunidade de se utilizar dessa ferramenta e de perceber a importância de procurar outras possibilidades para auxiliar no ensino de matemática.