A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CONSELHO DE CLASSE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL: 2012 – 2015.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20048 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 917 "inscrito_id" => 10012 "titulo" => "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CONSELHO DE CLASSE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL: 2012 – 2015." "resumo" => "A compreensão dos processos relativos à participação da comunidade escolar enquanto responsável pela construção de uma educação pautada nos princípios democráticos da gestão compartilhada justifica-se pela necessidade de se pensar criticamente o papel dos colegiados escolares frente às decisões internas da escola cujo conselho de classe configura-se como catalizador das respostas relativas aos processos de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino. Este artigo tem como principal objetivo fazer um levantamento da produção do conhecimento sobre Conselho de Classe nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu no Brasil no período de 2012 a 2015, tendo como objetivos específicos caracterizar os procedimentos metodológicos adotados pelos autores quando das produções de dissertações de mestrado e tese de doutorado. A pesquisa ocorreu no mês de julho de 2016 no repositório do Portal da Fundação Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No levantamento foram encontradas seis produções focadas em Conselho de Classe no período em estudo, sendo 5 de mestrado e 1 de doutorado. A incidência de trabalhos concentra-se nas regiões Sul e Sudeste com 04 (quatro) produções, estando apenas 01 (uma) no Nordeste, 01 (uma) na região Centro-Oeste e nenhuma na região Norte do país. Quanto às metodologias utilizadas 02 (dois) são estudos de caso, 02 (duas) pesquisas bibliográficas e 02 (duas) pesquisas realizadas a partir de variadas escolhas metodológicas, com observação participante e avaliação formativa mediante o uso de questionário estruturado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PÓS-GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10012_11082016234520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERNARDINO GALDINO DE SENA NETO" "autor_nome_curto" => "BERNARDINO" "autor_email" => "nettosena@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20048 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 917 "inscrito_id" => 10012 "titulo" => "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CONSELHO DE CLASSE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL: 2012 – 2015." "resumo" => "A compreensão dos processos relativos à participação da comunidade escolar enquanto responsável pela construção de uma educação pautada nos princípios democráticos da gestão compartilhada justifica-se pela necessidade de se pensar criticamente o papel dos colegiados escolares frente às decisões internas da escola cujo conselho de classe configura-se como catalizador das respostas relativas aos processos de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino. Este artigo tem como principal objetivo fazer um levantamento da produção do conhecimento sobre Conselho de Classe nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu no Brasil no período de 2012 a 2015, tendo como objetivos específicos caracterizar os procedimentos metodológicos adotados pelos autores quando das produções de dissertações de mestrado e tese de doutorado. A pesquisa ocorreu no mês de julho de 2016 no repositório do Portal da Fundação Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No levantamento foram encontradas seis produções focadas em Conselho de Classe no período em estudo, sendo 5 de mestrado e 1 de doutorado. A incidência de trabalhos concentra-se nas regiões Sul e Sudeste com 04 (quatro) produções, estando apenas 01 (uma) no Nordeste, 01 (uma) na região Centro-Oeste e nenhuma na região Norte do país. Quanto às metodologias utilizadas 02 (dois) são estudos de caso, 02 (duas) pesquisas bibliográficas e 02 (duas) pesquisas realizadas a partir de variadas escolhas metodológicas, com observação participante e avaliação formativa mediante o uso de questionário estruturado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PÓS-GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID10012_11082016234520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERNARDINO GALDINO DE SENA NETO" "autor_nome_curto" => "BERNARDINO" "autor_email" => "nettosena@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }