A compreensão dos processos relativos à participação da comunidade escolar enquanto responsável pela construção de uma educação pautada nos princípios democráticos da gestão compartilhada justifica-se pela necessidade de se pensar criticamente o papel dos colegiados escolares frente às decisões internas da escola cujo conselho de classe configura-se como catalizador das respostas relativas aos processos de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino. Este artigo tem como principal objetivo fazer um levantamento da produção do conhecimento sobre Conselho de Classe nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu no Brasil no período de 2012 a 2015, tendo como objetivos específicos caracterizar os procedimentos metodológicos adotados pelos autores quando das produções de dissertações de mestrado e tese de doutorado. A pesquisa ocorreu no mês de julho de 2016 no repositório do Portal da Fundação Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No levantamento foram encontradas seis produções focadas em Conselho de Classe no período em estudo, sendo 5 de mestrado e 1 de doutorado. A incidência de trabalhos concentra-se nas regiões Sul e Sudeste com 04 (quatro) produções, estando apenas 01 (uma) no Nordeste, 01 (uma) na região Centro-Oeste e nenhuma na região Norte do país. Quanto às metodologias utilizadas 02 (dois) são estudos de caso, 02 (duas) pesquisas bibliográficas e 02 (duas) pesquisas realizadas a partir de variadas escolhas metodológicas, com observação participante e avaliação formativa mediante o uso de questionário estruturado.