Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CINEMA MINUTO: UMA POSSIBILIDADE AVALIATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID-UFRN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20488
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2862
    "inscrito_id" => 2845
    "titulo" => "CINEMA MINUTO: UMA POSSIBILIDADE AVALIATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID-UFRN"
    "resumo" => "A avaliação é um tema presente em diversas discussões e variados estudos a respeito da educação. Na disciplina de Educação Física não é diferente. Dessa forma, é relevante realizar o registro de relatos pedagógicos exitosos a cerca do processo avaliativo na Educação Física e assim ampliar as discussões deste aspecto no âmbito escolar. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo relatar e refletir a cerca da experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na utilização do recurso midiático cinema-minuto como forma de avaliação bimestral da disciplina de Educação Física nas turmas do 1º ano de Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada na cidade do Natal. Este trabalho é de caráter descritivo, que de acordo com Gerhardt e Silveira (2009, p. 35) “[...] exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar”, além disso, esse tipo de pesquisa busca expressar os fatos que ocorrem na realidade do estudo, após estes serem observados e registrados, realizando-se uma análise, no intuito de classificá-los e interpretá-los. A utilização do cinema-minuto como instrumento de avaliação bimestral ocorreu em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do turno vespertino, composta cada uma por 35 alunos. O cinema-minuto foi produzido a partir do conhecimento dos escolares sobre o conteúdo, com base nos temas abordados nas aulas realizadas ao longo do bimestre. A utilização do cinema-minuto como instrumento de avaliação nos mostrou as possibilidades do uso de recursos midiático-tecnológicos por professores e alunos nas aulas de Educação Física escolar. Na intervenção, percebemos o interesse dos alunos por essa nova forma avaliativa, que teve cem por cento de adesão entre o aluno e que refletiu na produção final dos vídeos, que foram muito criativos e conseguiram transmitir uma mensagem coerente com a temática proposta. Ao utilizar o cinema-minuto para avaliar o aprendizado dos alunos sobre o conteúdo Esporte, observamos que para além de um saber fazer os alunos puderam expor o conhecer e ser a cerca desse conteúdo, ressaltando as dimensões conceitual e atitudinal do conteúdo. Portanto, podemos inferir que o cinema minuto contribuiu para que os alunos pudessem demonstrar sua aprendizagem das aulas desenvolvidas nas intervenções do PIBID Educação Física na Escola Estadual Berilo Wanderley."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID2845_17082016190430.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILANE SHAMARA GUEDES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LEILANE PEREIRA"
    "autor_email" => "shamaradantas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20488
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2862
    "inscrito_id" => 2845
    "titulo" => "CINEMA MINUTO: UMA POSSIBILIDADE AVALIATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID-UFRN"
    "resumo" => "A avaliação é um tema presente em diversas discussões e variados estudos a respeito da educação. Na disciplina de Educação Física não é diferente. Dessa forma, é relevante realizar o registro de relatos pedagógicos exitosos a cerca do processo avaliativo na Educação Física e assim ampliar as discussões deste aspecto no âmbito escolar. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo relatar e refletir a cerca da experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na utilização do recurso midiático cinema-minuto como forma de avaliação bimestral da disciplina de Educação Física nas turmas do 1º ano de Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada na cidade do Natal. Este trabalho é de caráter descritivo, que de acordo com Gerhardt e Silveira (2009, p. 35) “[...] exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar”, além disso, esse tipo de pesquisa busca expressar os fatos que ocorrem na realidade do estudo, após estes serem observados e registrados, realizando-se uma análise, no intuito de classificá-los e interpretá-los. A utilização do cinema-minuto como instrumento de avaliação bimestral ocorreu em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do turno vespertino, composta cada uma por 35 alunos. O cinema-minuto foi produzido a partir do conhecimento dos escolares sobre o conteúdo, com base nos temas abordados nas aulas realizadas ao longo do bimestre. A utilização do cinema-minuto como instrumento de avaliação nos mostrou as possibilidades do uso de recursos midiático-tecnológicos por professores e alunos nas aulas de Educação Física escolar. Na intervenção, percebemos o interesse dos alunos por essa nova forma avaliativa, que teve cem por cento de adesão entre o aluno e que refletiu na produção final dos vídeos, que foram muito criativos e conseguiram transmitir uma mensagem coerente com a temática proposta. Ao utilizar o cinema-minuto para avaliar o aprendizado dos alunos sobre o conteúdo Esporte, observamos que para além de um saber fazer os alunos puderam expor o conhecer e ser a cerca desse conteúdo, ressaltando as dimensões conceitual e atitudinal do conteúdo. Portanto, podemos inferir que o cinema minuto contribuiu para que os alunos pudessem demonstrar sua aprendizagem das aulas desenvolvidas nas intervenções do PIBID Educação Física na Escola Estadual Berilo Wanderley."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID2845_17082016190430.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILANE SHAMARA GUEDES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LEILANE PEREIRA"
    "autor_email" => "shamaradantas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A avaliação é um tema presente em diversas discussões e variados estudos a respeito da educação. Na disciplina de Educação Física não é diferente. Dessa forma, é relevante realizar o registro de relatos pedagógicos exitosos a cerca do processo avaliativo na Educação Física e assim ampliar as discussões deste aspecto no âmbito escolar. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo relatar e refletir a cerca da experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na utilização do recurso midiático cinema-minuto como forma de avaliação bimestral da disciplina de Educação Física nas turmas do 1º ano de Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada na cidade do Natal. Este trabalho é de caráter descritivo, que de acordo com Gerhardt e Silveira (2009, p. 35) “[...] exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar”, além disso, esse tipo de pesquisa busca expressar os fatos que ocorrem na realidade do estudo, após estes serem observados e registrados, realizando-se uma análise, no intuito de classificá-los e interpretá-los. A utilização do cinema-minuto como instrumento de avaliação bimestral ocorreu em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do turno vespertino, composta cada uma por 35 alunos. O cinema-minuto foi produzido a partir do conhecimento dos escolares sobre o conteúdo, com base nos temas abordados nas aulas realizadas ao longo do bimestre. A utilização do cinema-minuto como instrumento de avaliação nos mostrou as possibilidades do uso de recursos midiático-tecnológicos por professores e alunos nas aulas de Educação Física escolar. Na intervenção, percebemos o interesse dos alunos por essa nova forma avaliativa, que teve cem por cento de adesão entre o aluno e que refletiu na produção final dos vídeos, que foram muito criativos e conseguiram transmitir uma mensagem coerente com a temática proposta. Ao utilizar o cinema-minuto para avaliar o aprendizado dos alunos sobre o conteúdo Esporte, observamos que para além de um saber fazer os alunos puderam expor o conhecer e ser a cerca desse conteúdo, ressaltando as dimensões conceitual e atitudinal do conteúdo. Portanto, podemos inferir que o cinema minuto contribuiu para que os alunos pudessem demonstrar sua aprendizagem das aulas desenvolvidas nas intervenções do PIBID Educação Física na Escola Estadual Berilo Wanderley.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.