Este artigo versa sobre a Merenda escolar: ressignificação do Programa Nacional de Alimentação na Escola – PNAE, em uma escola pública em São Luís, na perspectiva que a merenda fornecida durante o período em que os alunos estão no ambiente da escola, provavelmente pode refletir positivamente nas regras e hábitos alimentares corretos e também na sua permanência e socialização na escola.
Foi aplicado um questionário aos alunos com onze questões, sendo seis fechadas e cinco abertas, que pretendeu saber: o perfil do entrevistado; se existe a necessidade da merenda e pela qualidade do cardápio oferecido até a sugestão de outros alimentos. Para as merendeiras, o questionário foi composto de vinte questões abertas e fechadas, desde o perfil, a importância da merenda, a participação dos alunos e qual é o objetivo do PNAE. Após a aplicação dos questionários, procederam-se as análises das questões que foram tabuladas de forma qualitativa e posteriormente analisadas Esse tipo de questionário devido à abrangência do tema agregou dois valores, merenda escolar e alimentação saudável, permitindo aos sujeitos da nossa pesquisa apontar outros aspectos relevantes que podem contribuir significativamente para a permanência do Programa na Escola, desde uma alimentação saudável e o valor da merenda, complemento necessário para o bom desempenho escolar, para aquisição de bons hábitos alimentares e na melhoria das relações em grupo dos alunos. Este trabalho não pretende esgotar a temática, mas apontar pistas para novas pesquisas acerca do tema.