MERENDA ESCOLAR: RESSIGNIFICAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA – PNAE, EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO LUIS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21401 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 628 "inscrito_id" => 2675 "titulo" => "MERENDA ESCOLAR: RESSIGNIFICAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA – PNAE, EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO LUIS" "resumo" => """ Este artigo versa sobre a Merenda escolar: ressignificação do Programa Nacional de Alimentação na Escola – PNAE, em uma escola pública em São Luís, na perspectiva que a merenda fornecida durante o período em que os alunos estão no ambiente da escola, provavelmente pode refletir positivamente nas regras e hábitos alimentares corretos e também na sua permanência e socialização na escola.\r\n Foi aplicado um questionário aos alunos com onze questões, sendo seis fechadas e cinco abertas, que pretendeu saber: o perfil do entrevistado; se existe a necessidade da merenda e pela qualidade do cardápio oferecido até a sugestão de outros alimentos. Para as merendeiras, o questionário foi composto de vinte questões abertas e fechadas, desde o perfil, a importância da merenda, a participação dos alunos e qual é o objetivo do PNAE. Após a aplicação dos questionários, procederam-se as análises das questões que foram tabuladas de forma qualitativa e posteriormente analisadas Esse tipo de questionário devido à abrangência do tema agregou dois valores, merenda escolar e alimentação saudável, permitindo aos sujeitos da nossa pesquisa apontar outros aspectos relevantes que podem contribuir significativamente para a permanência do Programa na Escola, desde uma alimentação saudável e o valor da merenda, complemento necessário para o bom desempenho escolar, para aquisição de bons hábitos alimentares e na melhoria das relações em grupo dos alunos. Este trabalho não pretende esgotar a temática, mas apontar pistas para novas pesquisas acerca do tema. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MERENDA ESCOLAR, PNAE, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID2675_05082016164459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUREMARY NAZARETH GOMES FONSECA" "autor_nome_curto" => "AUREMARY" "autor_email" => "marygfonseca@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21401 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 628 "inscrito_id" => 2675 "titulo" => "MERENDA ESCOLAR: RESSIGNIFICAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA – PNAE, EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO LUIS" "resumo" => """ Este artigo versa sobre a Merenda escolar: ressignificação do Programa Nacional de Alimentação na Escola – PNAE, em uma escola pública em São Luís, na perspectiva que a merenda fornecida durante o período em que os alunos estão no ambiente da escola, provavelmente pode refletir positivamente nas regras e hábitos alimentares corretos e também na sua permanência e socialização na escola.\r\n Foi aplicado um questionário aos alunos com onze questões, sendo seis fechadas e cinco abertas, que pretendeu saber: o perfil do entrevistado; se existe a necessidade da merenda e pela qualidade do cardápio oferecido até a sugestão de outros alimentos. Para as merendeiras, o questionário foi composto de vinte questões abertas e fechadas, desde o perfil, a importância da merenda, a participação dos alunos e qual é o objetivo do PNAE. Após a aplicação dos questionários, procederam-se as análises das questões que foram tabuladas de forma qualitativa e posteriormente analisadas Esse tipo de questionário devido à abrangência do tema agregou dois valores, merenda escolar e alimentação saudável, permitindo aos sujeitos da nossa pesquisa apontar outros aspectos relevantes que podem contribuir significativamente para a permanência do Programa na Escola, desde uma alimentação saudável e o valor da merenda, complemento necessário para o bom desempenho escolar, para aquisição de bons hábitos alimentares e na melhoria das relações em grupo dos alunos. Este trabalho não pretende esgotar a temática, mas apontar pistas para novas pesquisas acerca do tema. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MERENDA ESCOLAR, PNAE, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID2675_05082016164459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUREMARY NAZARETH GOMES FONSECA" "autor_nome_curto" => "AUREMARY" "autor_email" => "marygfonseca@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }