CALOR E TEMPERATURA EM JOGO: A TERMOLOGIA ORIENTADA AO ALUNO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20460 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2016 "inscrito_id" => 10262 "titulo" => "CALOR E TEMPERATURA EM JOGO: A TERMOLOGIA ORIENTADA AO ALUNO" "resumo" => "Por muito tempo o sistema escolar não concedeu aos alunos a possibilidade de expressar sua opinião sobre o próprio processo educacional; eram expostos a conteúdos verbais pelos professores, que na época eram autoridades na sala de aula, ditos como conhecedores da verdade. Os estudantes eram excluídos de discussões e submetidos a aulas em que o único recurso didático era uma lousa para copiar. Esta era a Educação Tradicional. Diante desse contexto, no final do século XIX surgiu uma iniciativa de implementar novas formas de ensino, em que o professor ocupasse um posto de mediador do conhecimento e que o aluno se tornasse o centro do processo de aprendizagem. A partir desse avanço o aluno se torna um agente ativo, criativo e participativo. Desta forma o conteúdo passa a ter um significado, sendo abordado de diferentes formas, através de pesquisas, discussões em sala, trabalhos em grupo, experimentos e jogos. A partir desta ação pedagógica, o PIBID-FÍSICA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro resolveu criar um jogo, ou seja, utilizar uma metodologia lúdica, capaz de ensinar, de forma divertida, conceitos da física voltados para a termologia, com ênfase em calor e temperatura, além de incentivar a criatividade, desenvolvendo o intelecto dos alunos. Nosso objetivo foi fazer com que o aluno deixasse de ser um expectador, recebedor de conhecimento e passasse a ser um participante ativo através de escolhas e superação de obstáculos surgidos durante a partida. Para a superação desses obstáculos, o aluno utilizará os conceitos de Termologia mencionados. No transcorrer da partida o aluno tem a oportunidade de refletir sobre diversos fenômenos físicos, incentivando a pesquisa, motivando perguntas, o pensamento crítico e estimulando a busca pela solução de situações problemáticas. É um jogo de tabuleiro, que consiste em um mapa, dividido em três caminhos, tendo como finalidade que o jogador chegue a um ponto determinado em menor tempo que seus oponentes. No seu transcorrer, jogador fará uso de cartas distintas como, por exemplo, cartas de ação e direcionamento, que têm por objetivo, respectivamente, propor situações problemáticas e auxiliar os jogadores. Há também as cartas de percepção de consequência ou de sorte, que são utilizadas como uma forma de bônus ou penalizações pelas escolhas feitas. O jogo foi desenvolvido em três etapas distintas, com o número de jogadas definidas, buscando assim uma forma gradativa do aprendizado. Na primeira etapa do jogo o uso das cartas de direcionamento tem como objetivo orientar o jogador nas suas escolhas, e a partir dessas orientações são inseridos os conceitos físicos. Sendo assim, não é necessário que o aluno tenha conhecimento cientifico sobre o assunto abordado. A segunda etapa é constituída de perguntas feitas de forma direta e assim tem como objetivo privilegiar o grupo que adquiriu mais conhecimentos, pois as perguntas feitas estão relacionadas diretamente com os conceitos explicados na primeira etapa do jogo. A terceira etapa tem o objetivo de consolidar todo o conhecimento. Espera-se que o aluno faça o uso dos conhecimentos adquiridos para terminar o jogo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TERMOLOGIA, LÚDICO, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID10262_15082016184330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA RODRIGUES SOARES" "autor_nome_curto" => "JANAINA SOARES" "autor_email" => "janaina_rodrigues_soares@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20460 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2016 "inscrito_id" => 10262 "titulo" => "CALOR E TEMPERATURA EM JOGO: A TERMOLOGIA ORIENTADA AO ALUNO" "resumo" => "Por muito tempo o sistema escolar não concedeu aos alunos a possibilidade de expressar sua opinião sobre o próprio processo educacional; eram expostos a conteúdos verbais pelos professores, que na época eram autoridades na sala de aula, ditos como conhecedores da verdade. Os estudantes eram excluídos de discussões e submetidos a aulas em que o único recurso didático era uma lousa para copiar. Esta era a Educação Tradicional. Diante desse contexto, no final do século XIX surgiu uma iniciativa de implementar novas formas de ensino, em que o professor ocupasse um posto de mediador do conhecimento e que o aluno se tornasse o centro do processo de aprendizagem. A partir desse avanço o aluno se torna um agente ativo, criativo e participativo. Desta forma o conteúdo passa a ter um significado, sendo abordado de diferentes formas, através de pesquisas, discussões em sala, trabalhos em grupo, experimentos e jogos. A partir desta ação pedagógica, o PIBID-FÍSICA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro resolveu criar um jogo, ou seja, utilizar uma metodologia lúdica, capaz de ensinar, de forma divertida, conceitos da física voltados para a termologia, com ênfase em calor e temperatura, além de incentivar a criatividade, desenvolvendo o intelecto dos alunos. Nosso objetivo foi fazer com que o aluno deixasse de ser um expectador, recebedor de conhecimento e passasse a ser um participante ativo através de escolhas e superação de obstáculos surgidos durante a partida. Para a superação desses obstáculos, o aluno utilizará os conceitos de Termologia mencionados. No transcorrer da partida o aluno tem a oportunidade de refletir sobre diversos fenômenos físicos, incentivando a pesquisa, motivando perguntas, o pensamento crítico e estimulando a busca pela solução de situações problemáticas. É um jogo de tabuleiro, que consiste em um mapa, dividido em três caminhos, tendo como finalidade que o jogador chegue a um ponto determinado em menor tempo que seus oponentes. No seu transcorrer, jogador fará uso de cartas distintas como, por exemplo, cartas de ação e direcionamento, que têm por objetivo, respectivamente, propor situações problemáticas e auxiliar os jogadores. Há também as cartas de percepção de consequência ou de sorte, que são utilizadas como uma forma de bônus ou penalizações pelas escolhas feitas. O jogo foi desenvolvido em três etapas distintas, com o número de jogadas definidas, buscando assim uma forma gradativa do aprendizado. Na primeira etapa do jogo o uso das cartas de direcionamento tem como objetivo orientar o jogador nas suas escolhas, e a partir dessas orientações são inseridos os conceitos físicos. Sendo assim, não é necessário que o aluno tenha conhecimento cientifico sobre o assunto abordado. A segunda etapa é constituída de perguntas feitas de forma direta e assim tem como objetivo privilegiar o grupo que adquiriu mais conhecimentos, pois as perguntas feitas estão relacionadas diretamente com os conceitos explicados na primeira etapa do jogo. A terceira etapa tem o objetivo de consolidar todo o conhecimento. Espera-se que o aluno faça o uso dos conhecimentos adquiridos para terminar o jogo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TERMOLOGIA, LÚDICO, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID10262_15082016184330.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA RODRIGUES SOARES" "autor_nome_curto" => "JANAINA SOARES" "autor_email" => "janaina_rodrigues_soares@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }