Esse estudo trata sobre o conceito de aula de aberta e sua importância na escola e na formação inicial em Educação Física. O estudo desse conceito é realizado no PIBID/Educação Física do Centro Universitário Facex/UNIFACEX, onde realizamos encontros semanais para discutir o papel da Educação Física na escola e também para realizar ações pedagógicas na escola. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa qualitativa, em que o caráter da pesquisa é bibliográfico, pois estimula o pesquisador a refletir e a expressar a respeito do assunto em questão (GIL, 2008). Os dados foram qualificados e retratados através de pesquisa bibliográfica como, por exemplo, e-books, artigos científicos e sites de pesquisa na internet no que diz respeito ao conceito de aula. Os estudos sobre aulas abertas foram realizados a partir do conceito elaborado por Hildebrandt-Stramann, em seu livro "Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física". Como resultado e discussões, realizamos uma reflexão sobre a importância de utilizar aulas abertas nas aulas de Educação Física durante nossas experiências do PIBID. Por fim, esses estudos sobre aula aberta e fechada e as experiências do PIBID construíram saberes pertinentes a prática pedagógica como saber planejar, saber construir materiais pedagógicos, saber elaborar sequências pedagógicas, saber relacionar-se com os escolares, compreender a aula como espaço social e coletivo para produção do conhecimento, além de compreender aula enquanto espaço de convivência, também.