O presente trabalho objetivou analisar os fatores envolvidos nos índices da evasão escolar dos cursos técnicos do IF Sudeste MG campus Santos Dumont, Minas Gerais. Foi um estudo de caso descritivo e abordagem mista, realizado entre 2010 e 2013, com 196 alunos. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado acerca de dados pessoais e familiares dos alunos, das suas opiniões sobre seus cursos, sobre a instituição e sobre as razões que os levaram a pensar em desistir do curso (caso tenham pensado). Pretendeu-se, assim, ao longo deste estudo, identificar o perfil e o nível socioeconômico dos estudantes, a opinião destes sobre seu curso, e suas expectativas profissionais para o futuro, bem como a opinião dos mesmos acerca da estrutura, do corpo docente e da administração do Instituto, para que, com tais dados, fosse possível avaliar as causas da evasão escolar. Verificou-se que a condição socioeconômica não é um fator influenciador da alta taxa de evasão, ao contrário da inadequação entre a escolha do curso e as expectativas profissionais dos alunos, que é determinante na desistência do curso. Também se verificou que os principais fatores influenciadores da alta taxa de evasão é a insatisfação dos alunos com a estrutura e com a administração do Instituto. A importância do presente estudo é justamente orientar a gestão para que haja melhor instrução dos candidatos quanto à escolha de seu curso e acompanhamento dos alunos durante todo o período escolar para obtenção do sucesso profissional; procurando solucionar os problemas apontados e promover a conclusão dos cursos pelo maior número possível de alunos.