ANÁLISE DOS FATORES ENVOLVIDOS NA EVASÃO ESCOLAR DOS CURSOS TÉCNICOS DO IF SUDESTE MG DO CAMPUS SANTOS DUMONT
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20230 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2358 "inscrito_id" => 12046 "titulo" => "ANÁLISE DOS FATORES ENVOLVIDOS NA EVASÃO ESCOLAR DOS CURSOS TÉCNICOS DO IF SUDESTE MG DO CAMPUS SANTOS DUMONT" "resumo" => "O presente trabalho objetivou analisar os fatores envolvidos nos índices da evasão escolar dos cursos técnicos do IF Sudeste MG campus Santos Dumont, Minas Gerais. Foi um estudo de caso descritivo e abordagem mista, realizado entre 2010 e 2013, com 196 alunos. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado acerca de dados pessoais e familiares dos alunos, das suas opiniões sobre seus cursos, sobre a instituição e sobre as razões que os levaram a pensar em desistir do curso (caso tenham pensado). Pretendeu-se, assim, ao longo deste estudo, identificar o perfil e o nível socioeconômico dos estudantes, a opinião destes sobre seu curso, e suas expectativas profissionais para o futuro, bem como a opinião dos mesmos acerca da estrutura, do corpo docente e da administração do Instituto, para que, com tais dados, fosse possível avaliar as causas da evasão escolar. Verificou-se que a condição socioeconômica não é um fator influenciador da alta taxa de evasão, ao contrário da inadequação entre a escolha do curso e as expectativas profissionais dos alunos, que é determinante na desistência do curso. Também se verificou que os principais fatores influenciadores da alta taxa de evasão é a insatisfação dos alunos com a estrutura e com a administração do Instituto. A importância do presente estudo é justamente orientar a gestão para que haja melhor instrução dos candidatos quanto à escolha de seu curso e acompanhamento dos alunos durante todo o período escolar para obtenção do sucesso profissional; procurando solucionar os problemas apontados e promover a conclusão dos cursos pelo maior número possível de alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO TÉCNICO, EVASÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12046_16082016190638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIO HENRIQUES DA MATTA" "autor_nome_curto" => "MATTA" "autor_email" => "claudio.matta@ifsudestemg" "autor_ies" => "INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20230 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2358 "inscrito_id" => 12046 "titulo" => "ANÁLISE DOS FATORES ENVOLVIDOS NA EVASÃO ESCOLAR DOS CURSOS TÉCNICOS DO IF SUDESTE MG DO CAMPUS SANTOS DUMONT" "resumo" => "O presente trabalho objetivou analisar os fatores envolvidos nos índices da evasão escolar dos cursos técnicos do IF Sudeste MG campus Santos Dumont, Minas Gerais. Foi um estudo de caso descritivo e abordagem mista, realizado entre 2010 e 2013, com 196 alunos. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado acerca de dados pessoais e familiares dos alunos, das suas opiniões sobre seus cursos, sobre a instituição e sobre as razões que os levaram a pensar em desistir do curso (caso tenham pensado). Pretendeu-se, assim, ao longo deste estudo, identificar o perfil e o nível socioeconômico dos estudantes, a opinião destes sobre seu curso, e suas expectativas profissionais para o futuro, bem como a opinião dos mesmos acerca da estrutura, do corpo docente e da administração do Instituto, para que, com tais dados, fosse possível avaliar as causas da evasão escolar. Verificou-se que a condição socioeconômica não é um fator influenciador da alta taxa de evasão, ao contrário da inadequação entre a escolha do curso e as expectativas profissionais dos alunos, que é determinante na desistência do curso. Também se verificou que os principais fatores influenciadores da alta taxa de evasão é a insatisfação dos alunos com a estrutura e com a administração do Instituto. A importância do presente estudo é justamente orientar a gestão para que haja melhor instrução dos candidatos quanto à escolha de seu curso e acompanhamento dos alunos durante todo o período escolar para obtenção do sucesso profissional; procurando solucionar os problemas apontados e promover a conclusão dos cursos pelo maior número possível de alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO TÉCNICO, EVASÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12046_16082016190638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIO HENRIQUES DA MATTA" "autor_nome_curto" => "MATTA" "autor_email" => "claudio.matta@ifsudestemg" "autor_ies" => "INTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }