Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PERSPECTIVAS E DIFICULDADES DAS AVALIAÇÕES ESCOLARES FRENTE À FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, DOCENTE, DOCENTE Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20345
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3676
    "inscrito_id" => 738
    "titulo" => "AS PERSPECTIVAS E DIFICULDADES DAS AVALIAÇÕES ESCOLARES FRENTE À FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A avaliação educacional é um instrumento usado para diagnosticar resultados e sabendo utilizá-los, pode ser parceira e sinalizadora na busca pelo sucesso da aprendizagem. Entretanto as trajetórias escolares revelam que o conceito de avaliação escolar é distorcido. Nesse sentido, é necessário compreender que as avaliações não ocorrem somente ao realizar uma prova escrita, atribuindo notas ao suposto conhecimento alcançado pelos alunos, mas sim de forma contínua e processual respeitando as diferenças em sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivos analisar as concepções dos alunos perante as avaliações de Biologia e identificar os sentimentos dos estudantes ao realizarem as avaliações. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa, onde será realizado um estudo de caso e aplicação de questionários para turmas de 1° ano do ensino médio do IFNMG - Campus Salinas. Dessa forma a pesquisa realizada apontou os vários sentidos das avaliações escolares e as possíveis mudanças para a efetivação do conhecimento, contribuindo para uma reflexão crítica dos futuros docentes. A análise dos questionários demonstrou que os alunos sentem medo e angústia, antes, durante e após a realização das provas. Cruzando os resultados da pesquisa com as observações, conclui-se que temer o erro é uma falha pedagógica, onde professores e alunos devem entendê-lo como nova possibilidade de aprendizado, pois a construção do conhecimento é contínua. Assim é possível afirmar que refletir sobre reformulações da prática avaliativa fará com que a avaliação escolar seja um exercício prazeroso para os alunos e também um instrumento positivo para vida acadêmica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, DOCENTE, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID738_19082016235622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA ARAÚJO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "almeida.natalia1995@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS SALINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20345
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3676
    "inscrito_id" => 738
    "titulo" => "AS PERSPECTIVAS E DIFICULDADES DAS AVALIAÇÕES ESCOLARES FRENTE À FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A avaliação educacional é um instrumento usado para diagnosticar resultados e sabendo utilizá-los, pode ser parceira e sinalizadora na busca pelo sucesso da aprendizagem. Entretanto as trajetórias escolares revelam que o conceito de avaliação escolar é distorcido. Nesse sentido, é necessário compreender que as avaliações não ocorrem somente ao realizar uma prova escrita, atribuindo notas ao suposto conhecimento alcançado pelos alunos, mas sim de forma contínua e processual respeitando as diferenças em sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivos analisar as concepções dos alunos perante as avaliações de Biologia e identificar os sentimentos dos estudantes ao realizarem as avaliações. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa, onde será realizado um estudo de caso e aplicação de questionários para turmas de 1° ano do ensino médio do IFNMG - Campus Salinas. Dessa forma a pesquisa realizada apontou os vários sentidos das avaliações escolares e as possíveis mudanças para a efetivação do conhecimento, contribuindo para uma reflexão crítica dos futuros docentes. A análise dos questionários demonstrou que os alunos sentem medo e angústia, antes, durante e após a realização das provas. Cruzando os resultados da pesquisa com as observações, conclui-se que temer o erro é uma falha pedagógica, onde professores e alunos devem entendê-lo como nova possibilidade de aprendizado, pois a construção do conhecimento é contínua. Assim é possível afirmar que refletir sobre reformulações da prática avaliativa fará com que a avaliação escolar seja um exercício prazeroso para os alunos e também um instrumento positivo para vida acadêmica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, DOCENTE, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID738_19082016235622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA ARAÚJO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "almeida.natalia1995@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS SALINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A avaliação educacional é um instrumento usado para diagnosticar resultados e sabendo utilizá-los, pode ser parceira e sinalizadora na busca pelo sucesso da aprendizagem. Entretanto as trajetórias escolares revelam que o conceito de avaliação escolar é distorcido. Nesse sentido, é necessário compreender que as avaliações não ocorrem somente ao realizar uma prova escrita, atribuindo notas ao suposto conhecimento alcançado pelos alunos, mas sim de forma contínua e processual respeitando as diferenças em sala de aula. Esta pesquisa tem como objetivos analisar as concepções dos alunos perante as avaliações de Biologia e identificar os sentimentos dos estudantes ao realizarem as avaliações. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa, onde será realizado um estudo de caso e aplicação de questionários para turmas de 1° ano do ensino médio do IFNMG - Campus Salinas. Dessa forma a pesquisa realizada apontou os vários sentidos das avaliações escolares e as possíveis mudanças para a efetivação do conhecimento, contribuindo para uma reflexão crítica dos futuros docentes. A análise dos questionários demonstrou que os alunos sentem medo e angústia, antes, durante e após a realização das provas. Cruzando os resultados da pesquisa com as observações, conclui-se que temer o erro é uma falha pedagógica, onde professores e alunos devem entendê-lo como nova possibilidade de aprendizado, pois a construção do conhecimento é contínua. Assim é possível afirmar que refletir sobre reformulações da prática avaliativa fará com que a avaliação escolar seja um exercício prazeroso para os alunos e também um instrumento positivo para vida acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.