Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DOCENTE E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: INCLUSÃO ESCOLAR, PRÁTICA DOCENTE, REALIDADE SOCIAL Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20026
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 748
    "inscrito_id" => 4428
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "RESUMO: A política de inclusão escolar no Brasil se revela como importante, necessária e urgente. No entanto, seria irresponsável tratar do problema de forma tão simplificada no sentido de não considerar as diversas ações que esta prática envolve. Entende-se, assim, que a prática docente inclusiva não se limita apenas a atuação do professor, mas, principalmente, ao desenvolvimento de uma política social que construa as condições sociais, econômicas e culturais para que tal ação se desenvolva a contento. Assim sendo, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um raciocínio onde a prática docente aponte no sentido da inclusão desde que, sejam desenvolvidas ações que superem as limitações sociais, estruturais, culturais e econômicas na qual os ambientes escolares estão inseridos. Neste sentido, a pesquisa busca responder o seguinte problema: sabe-se que o processo de inclusão escolar aponta para a solução de um problema necessário e urgente, mas que, não depende exclusivamente do educador, mas sobretudo de políticas públicas que superem o problema da infraestrutura deficitária, da formação docente ineficiente, de uma cultura marginalizadora, e de uma realidade social desigual, injusta e excludente. Diante destes aspectos, teria sentido falar em processo de inclusão escolar quando a realidade social e política que orbita em torno do tema é excludente por si só? A pesquisa vai demonstrar que, muito embora o processo de inclusão escolar dependa de outras ações que estão no seu entorno, há de se considerar sua importância e necessidade no sentido de, por estas ações, instigar a superação de todos os outros, igualmente importantes, e que precisam ser desenvolvidos para que o processo de inclusão se dê de forma eficiente dentro do contexto educacional e social brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, PRÁTICA DOCENTE, REALIDADE SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID4428_09082016170600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ANGELA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA DE LIMA"
    "autor_email" => "angelaxavieroliveira@hotm"
    "autor_ies" => "ANNE SULLIVAN UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20026
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 748
    "inscrito_id" => 4428
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "RESUMO: A política de inclusão escolar no Brasil se revela como importante, necessária e urgente. No entanto, seria irresponsável tratar do problema de forma tão simplificada no sentido de não considerar as diversas ações que esta prática envolve. Entende-se, assim, que a prática docente inclusiva não se limita apenas a atuação do professor, mas, principalmente, ao desenvolvimento de uma política social que construa as condições sociais, econômicas e culturais para que tal ação se desenvolva a contento. Assim sendo, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um raciocínio onde a prática docente aponte no sentido da inclusão desde que, sejam desenvolvidas ações que superem as limitações sociais, estruturais, culturais e econômicas na qual os ambientes escolares estão inseridos. Neste sentido, a pesquisa busca responder o seguinte problema: sabe-se que o processo de inclusão escolar aponta para a solução de um problema necessário e urgente, mas que, não depende exclusivamente do educador, mas sobretudo de políticas públicas que superem o problema da infraestrutura deficitária, da formação docente ineficiente, de uma cultura marginalizadora, e de uma realidade social desigual, injusta e excludente. Diante destes aspectos, teria sentido falar em processo de inclusão escolar quando a realidade social e política que orbita em torno do tema é excludente por si só? A pesquisa vai demonstrar que, muito embora o processo de inclusão escolar dependa de outras ações que estão no seu entorno, há de se considerar sua importância e necessidade no sentido de, por estas ações, instigar a superação de todos os outros, igualmente importantes, e que precisam ser desenvolvidos para que o processo de inclusão se dê de forma eficiente dentro do contexto educacional e social brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, PRÁTICA DOCENTE, REALIDADE SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID4428_09082016170600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ANGELA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA DE LIMA"
    "autor_email" => "angelaxavieroliveira@hotm"
    "autor_ies" => "ANNE SULLIVAN UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO: A política de inclusão escolar no Brasil se revela como importante, necessária e urgente. No entanto, seria irresponsável tratar do problema de forma tão simplificada no sentido de não considerar as diversas ações que esta prática envolve. Entende-se, assim, que a prática docente inclusiva não se limita apenas a atuação do professor, mas, principalmente, ao desenvolvimento de uma política social que construa as condições sociais, econômicas e culturais para que tal ação se desenvolva a contento. Assim sendo, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um raciocínio onde a prática docente aponte no sentido da inclusão desde que, sejam desenvolvidas ações que superem as limitações sociais, estruturais, culturais e econômicas na qual os ambientes escolares estão inseridos. Neste sentido, a pesquisa busca responder o seguinte problema: sabe-se que o processo de inclusão escolar aponta para a solução de um problema necessário e urgente, mas que, não depende exclusivamente do educador, mas sobretudo de políticas públicas que superem o problema da infraestrutura deficitária, da formação docente ineficiente, de uma cultura marginalizadora, e de uma realidade social desigual, injusta e excludente. Diante destes aspectos, teria sentido falar em processo de inclusão escolar quando a realidade social e política que orbita em torno do tema é excludente por si só? A pesquisa vai demonstrar que, muito embora o processo de inclusão escolar dependa de outras ações que estão no seu entorno, há de se considerar sua importância e necessidade no sentido de, por estas ações, instigar a superação de todos os outros, igualmente importantes, e que precisam ser desenvolvidos para que o processo de inclusão se dê de forma eficiente dentro do contexto educacional e social brasileiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.