Nos dias atuais se faz necessário oferecer uma educação voltada ao exercício crítico da cidadania, como função primordial das políticas públicas educacionais. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, o uso de hortas tem atuado como uma ferramenta que contribui para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ambientais. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo implantar uma horta hidropônica como metodologia de ensino com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Juarez Távora-PB. A constatação dos resultados foi realizada através da observação nas mudanças do comportamento, práticas e interação dos discentes que participaram integralmente e/ou parcialmente das atividades. Onde a mesma foi realizada e registrada pelos próprios educadores da escola, equipe gestora e graduanda responsável pela pesquisa. Os resultados expressam que a introdução da horta hidropônica no ambiente educacional foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo para facilitar o seu aprendizado, onde uma grande maioria afirmou que as situações do cotidiano, presentes no recurso didático, ajudaram no entendimento de temas ambientas, na melhoria da comunicação entre a turma, tornando a aula mais dinâmica, contextualizada e envolvente. Logo, fica evidente que a utilização de materiais didáticos desta natureza se configura como uma ferramenta potencializadora para a promoção da aprendizagem dos conteúdos ambientais.