EM (FOCO) P´RATICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20897 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3497 "inscrito_id" => 2435 "titulo" => "EM (FOCO) P´RATICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC" "resumo" => """ EM (FOCO): PRÁTICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC\r\n Autora: Mnda. Suzana Maria de Queiroz Bento\r\n Co-autora: Shureyd Araújo Figueiredo\r\n Co-autora: Maria Kleanya Viana dos Santos\r\n Orientadora: Dra. Roziane Marinho Ribeiro\r\n UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB – UFCG E-mail: suzana.queiroz@uol.com.br\r\n Resumo: O presente artigo traz uma discussão teórica sobre o enfoque que é dado à leitura no Pacto Nacional Para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Na nossa pesquisa observação analisamos alguns documentos dos cadernos do PNAIC e (re)visitamos os conceitos teóricos utilizados nesses cadernos para identificarmos se há a efetivação por parte de alguns professores participantes do PNAIC de práticas com crianças ente 06 a 08 anos de idade com relação ao ensino de leitura significativa. O nosso objetivo é analisar como os professores estão utilizando algumas estratégias de leitura orientadas pelo PNAIC e de como estão fazem uso da “CAIXA DE LIVROS” de literatura infantil para que os alunos interajam com a leitura, ora sendo um trabalho de aprofundamento, ora sendo um trabalho de consolidação. Alguns resultados preliminares apontam que os professores ora conservam o que já trazem de sua formação, ora inovam com os conhecimentos adquiridos no PNAIC, mas é preciso uma atuação mais efetiva nas práticas de letramentos plurais, principalmente no letramento literário que não deve ser utilitarista e sim, baseado em vários gêneros textuais orais e escritos que tenham significado para a vida do aluno. Em algumas realidades, os professores aplicam os conhecimentos e as orientações que lhe estão sendo dadas, mas quando saem dos cursos de formação continuada, muitas vezes passam a apresentar aquilo que lhe é cômodo. A conservação dos seus métodos de ensino e a forma desses professores de ministrarem os conteúdos em todas as áreas do conhecimento volta a ser aquela de forma mecanizada. O PNAIC em toda a sua proposta configura um ensino e uma aprendizagem significativos. Nosso trabalho é pautado nos estudos sobre LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR e SOCIOINTERACIONISMO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, PNAIC, FORMAÇÃO DE PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2435_19082016161541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MARIA DE QUEIROZ BENTO" "autor_nome_curto" => "SUZANA QUEIROZ" "autor_email" => "suzana.queiroz@uol.com.br" "autor_ies" => "UEPB/UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20897 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3497 "inscrito_id" => 2435 "titulo" => "EM (FOCO) P´RATICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC" "resumo" => """ EM (FOCO): PRÁTICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC\r\n Autora: Mnda. Suzana Maria de Queiroz Bento\r\n Co-autora: Shureyd Araújo Figueiredo\r\n Co-autora: Maria Kleanya Viana dos Santos\r\n Orientadora: Dra. Roziane Marinho Ribeiro\r\n UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB – UFCG E-mail: suzana.queiroz@uol.com.br\r\n Resumo: O presente artigo traz uma discussão teórica sobre o enfoque que é dado à leitura no Pacto Nacional Para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Na nossa pesquisa observação analisamos alguns documentos dos cadernos do PNAIC e (re)visitamos os conceitos teóricos utilizados nesses cadernos para identificarmos se há a efetivação por parte de alguns professores participantes do PNAIC de práticas com crianças ente 06 a 08 anos de idade com relação ao ensino de leitura significativa. O nosso objetivo é analisar como os professores estão utilizando algumas estratégias de leitura orientadas pelo PNAIC e de como estão fazem uso da “CAIXA DE LIVROS” de literatura infantil para que os alunos interajam com a leitura, ora sendo um trabalho de aprofundamento, ora sendo um trabalho de consolidação. Alguns resultados preliminares apontam que os professores ora conservam o que já trazem de sua formação, ora inovam com os conhecimentos adquiridos no PNAIC, mas é preciso uma atuação mais efetiva nas práticas de letramentos plurais, principalmente no letramento literário que não deve ser utilitarista e sim, baseado em vários gêneros textuais orais e escritos que tenham significado para a vida do aluno. Em algumas realidades, os professores aplicam os conhecimentos e as orientações que lhe estão sendo dadas, mas quando saem dos cursos de formação continuada, muitas vezes passam a apresentar aquilo que lhe é cômodo. A conservação dos seus métodos de ensino e a forma desses professores de ministrarem os conteúdos em todas as áreas do conhecimento volta a ser aquela de forma mecanizada. O PNAIC em toda a sua proposta configura um ensino e uma aprendizagem significativos. Nosso trabalho é pautado nos estudos sobre LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR e SOCIOINTERACIONISMO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, PNAIC, FORMAÇÃO DE PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2435_19082016161541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MARIA DE QUEIROZ BENTO" "autor_nome_curto" => "SUZANA QUEIROZ" "autor_email" => "suzana.queiroz@uol.com.br" "autor_ies" => "UEPB/UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }