EM (FOCO): PRÁTICAS DE LEITURA NO/DO PNAIC
Autora: Mnda. Suzana Maria de Queiroz Bento
Co-autora: Shureyd Araújo Figueiredo
Co-autora: Maria Kleanya Viana dos Santos
Orientadora: Dra. Roziane Marinho Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB – UFCG E-mail: suzana.queiroz@uol.com.br
Resumo: O presente artigo traz uma discussão teórica sobre o enfoque que é dado à leitura no Pacto Nacional Para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Na nossa pesquisa observação analisamos alguns documentos dos cadernos do PNAIC e (re)visitamos os conceitos teóricos utilizados nesses cadernos para identificarmos se há a efetivação por parte de alguns professores participantes do PNAIC de práticas com crianças ente 06 a 08 anos de idade com relação ao ensino de leitura significativa. O nosso objetivo é analisar como os professores estão utilizando algumas estratégias de leitura orientadas pelo PNAIC e de como estão fazem uso da “CAIXA DE LIVROS” de literatura infantil para que os alunos interajam com a leitura, ora sendo um trabalho de aprofundamento, ora sendo um trabalho de consolidação. Alguns resultados preliminares apontam que os professores ora conservam o que já trazem de sua formação, ora inovam com os conhecimentos adquiridos no PNAIC, mas é preciso uma atuação mais efetiva nas práticas de letramentos plurais, principalmente no letramento literário que não deve ser utilitarista e sim, baseado em vários gêneros textuais orais e escritos que tenham significado para a vida do aluno. Em algumas realidades, os professores aplicam os conhecimentos e as orientações que lhe estão sendo dadas, mas quando saem dos cursos de formação continuada, muitas vezes passam a apresentar aquilo que lhe é cômodo. A conservação dos seus métodos de ensino e a forma desses professores de ministrarem os conteúdos em todas as áreas do conhecimento volta a ser aquela de forma mecanizada. O PNAIC em toda a sua proposta configura um ensino e uma aprendizagem significativos. Nosso trabalho é pautado nos estudos sobre LETRAMENTO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR e SOCIOINTERACIONISMO.