AS BARREIRAS ATITUDINAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE O CONTEÚDO VEICULADO PELO JORNAL DO PORTAL DO PROFESSOR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20288 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "AS BARREIRAS ATITUDINAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE O CONTEÚDO VEICULADO PELO JORNAL DO PORTAL DO PROFESSOR" "resumo" => "Este artigo traz reflexões concernentes às barreiras atitudinais encontradas no conteúdo veiculado pelo jornal do Portal do Professor (MEC). As referidas barreiras são atitudes preconceituosas que deturpam a identidade da pessoa humana. No que tange a educação do estudante com deficiência, muitas vezes, essas atitudes são perpetuadas nas práticas docentes que, por sua vez, são disseminadas, enraizando-se por meio dos estigmas e das discriminações. Sendo assim, os objetivos são: identificar e refletir as barreiras atitudinais, produzidas e disseminadas pelo referido jornal, frente à inclusão da pessoa com deficiência na escola regular. É uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, na qual foi utilizada como estratégia para geração de dados a análise documental. Apresenta-se, com brevidade, o Portal do Professor, que tem contribuído na formação de professores no Brasil inteiro. A taxonomia das barreiras atitudinais. O conteúdo reproduzido no jornal do Portal do Professor no que diz respeito à pessoa com deficiência, bem como a análise das imagens que reproduzem as barreiras. Conclui-se que são as barreiras atitudinais encontradas no material formativo do Ministério da Educação que contribuem na discriminação da pessoa com deficiência, que estigmatizam, segregam e proliferam a reprodução de discursos que marginalizam cada vez mais a inclusão da pessoa com deficiência. Por conseguinte, para que a inclusão aconteça, é inadiável que as barreiras atitudinais sejam identificadas e combatidas em quaisquer contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "BARREIRAS ATITUDINAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, JORNAL DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID664_26072016175152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DISNEYLÂNDIA" "autor_email" => "d-landia@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20288 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 664 "titulo" => "AS BARREIRAS ATITUDINAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE O CONTEÚDO VEICULADO PELO JORNAL DO PORTAL DO PROFESSOR" "resumo" => "Este artigo traz reflexões concernentes às barreiras atitudinais encontradas no conteúdo veiculado pelo jornal do Portal do Professor (MEC). As referidas barreiras são atitudes preconceituosas que deturpam a identidade da pessoa humana. No que tange a educação do estudante com deficiência, muitas vezes, essas atitudes são perpetuadas nas práticas docentes que, por sua vez, são disseminadas, enraizando-se por meio dos estigmas e das discriminações. Sendo assim, os objetivos são: identificar e refletir as barreiras atitudinais, produzidas e disseminadas pelo referido jornal, frente à inclusão da pessoa com deficiência na escola regular. É uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, na qual foi utilizada como estratégia para geração de dados a análise documental. Apresenta-se, com brevidade, o Portal do Professor, que tem contribuído na formação de professores no Brasil inteiro. A taxonomia das barreiras atitudinais. O conteúdo reproduzido no jornal do Portal do Professor no que diz respeito à pessoa com deficiência, bem como a análise das imagens que reproduzem as barreiras. Conclui-se que são as barreiras atitudinais encontradas no material formativo do Ministério da Educação que contribuem na discriminação da pessoa com deficiência, que estigmatizam, segregam e proliferam a reprodução de discursos que marginalizam cada vez mais a inclusão da pessoa com deficiência. Por conseguinte, para que a inclusão aconteça, é inadiável que as barreiras atitudinais sejam identificadas e combatidas em quaisquer contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "BARREIRAS ATITUDINAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, JORNAL DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID664_26072016175152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DISNEYLÂNDIA" "autor_email" => "d-landia@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }