Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: AS FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: FEIRA DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO CULTURAL Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato e faz uma análise sobre a execução da VIII Feira de Ciências e Cultura das Escolas Estaduais e Municipais de Fortaleza, bem como do envolvimento de professores e alunos. O evento foi realizado em novembro de 2015, contando com a participação efetiva de mais de 400 alunos de 76 escolas estaduais e municipais da capital cearense, que inscreveram mais de 300 projetos, na forma de resumo científico, em dez categorias, divididas na área científica: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática, Robótica Educacional e Pesquisa no Ensino Fundamental; e na área cultural: Poema de Autoria Discente, Esquete Teatral, Dança Tradicional Brasileira e Interpretação Musical. Os projetos foram inscritos em um ambiente virtual especialmente desenvolvido para abrigar os resumos. Este ambiente virtual, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará, tem a função de hospedar e oferecer dados de pesquisa e de intervenção de todos os eventos científicos e culturais realizados pelas escolas públicas estaduais, sendo também utilizado por outros órgãos de fomento à pesquisa. Dos projetos inscritos, 129 foram selecionados para participar do evento, sendo 24 nas categorias culturais e 105 nas categorias científicas. A promoção das Feiras de Ciências e Cultura é uma política do Governo do Estado do Ceará, consolidada por nove anos ininterruptos, sendo considerada um espaço de estímulo à curiosidade científica e uma forma de acolher as múltiplas expressões culturais das juventudes cearenses. Cada projeto teve a participação de um professor orientador, sendo os inscritos nas áreas culturais compostos por equipes de até oito alunos, que se apresentaram em um palco durante os dois dias de feira. Já os da categoria científica foram realizados em duplas e avaliados por meio de exposição oral, em stand, com uso de banners. Todos os trabalhos foram avaliados por professores de universidades estaduais, regionais e federais do Estado do Ceará. Feiras como esta aconteceram em outras Regiões do Ceará e os três primeiros colocados de cada categoria nestes eventos regionais participaram da etapa estadual, a IX Feira Estadual de Ciências e Cultura. A escola, como lugar de acesso e produção de conhecimento e de manifestação cultural, desempenha um papel relevante, na medida em que introduz os jovens no universo da arte, da cultura e da investigação científica. A realização destes eventos é de grande importância, pois com eles estimula-se o protagonismo estudantil e a curiosidade científica, além da formação cultural. A visibilidade destes trabalhos tem impacto direto na autoestima de alunos e professores.

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