ESTILOS DE APRENDIZAGEM: A EVOLUÇÃO EPISTÊMICA DE SEU CONCEITO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20991 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 2403 "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM: A EVOLUÇÃO EPISTÊMICA DE SEU CONCEITO" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo analisar a evolução do conceito dos estilos de aprendizagem, por meio de um viés epistemológico, no qual o sujeito cognoscente está envolto no processo de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho privilegiamos os estilos de aprendizagem com base na experiência, categoria na qual se encaixam as definições de estilos que levam em consideração a experimentação, a prática, os aspectos sociais e o descobrimento por meio dos sentidos. Por termos uma perspectiva histórica ao analisarmos a evolução de tais conceitos, selecionamos a pesquisa bibliográfica, por ser um modo eficaz de conhecer e analisar tais conceptualizações por meio de livros e artigos originais. Existem diversas definições para o conceito de estilo de aprendizagem, portanto é muito difícil encontrarmos uma definição única que traduza ou explique adequadamente aquilo que é comum a todos os estilos de aprendizagem encontrados na literatura atual. Esta dificuldade se deve ao fato de se tratar de um conceito que vem sendo abordado a partir de perspectivas bem diferentes. Geralmente, a maioria dos autores aceita que o conceito de estilo de aprendizagem se refere basicamente a marcas ou modos pessoais que indicam as características e as maneiras de se aprender. É impossível definirmos qual seria o melhor conceito, já que dependendo da contextualização um ou outro poderia ser o mais adequado, no entanto o aprofundamento deles se faz necessário a fim de que os compreendamos de modo mais claro no que se refere à parte conceitual, teórica e metodológica para quem esteja interessado nesse tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM, CONCEPTUALIZAÇÃO, EPISTEMOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID2403_15082016234928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE LUCIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE SILVA" "autor_email" => "cristianeletras@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20991 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 2403 "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM: A EVOLUÇÃO EPISTÊMICA DE SEU CONCEITO" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo analisar a evolução do conceito dos estilos de aprendizagem, por meio de um viés epistemológico, no qual o sujeito cognoscente está envolto no processo de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho privilegiamos os estilos de aprendizagem com base na experiência, categoria na qual se encaixam as definições de estilos que levam em consideração a experimentação, a prática, os aspectos sociais e o descobrimento por meio dos sentidos. Por termos uma perspectiva histórica ao analisarmos a evolução de tais conceitos, selecionamos a pesquisa bibliográfica, por ser um modo eficaz de conhecer e analisar tais conceptualizações por meio de livros e artigos originais. Existem diversas definições para o conceito de estilo de aprendizagem, portanto é muito difícil encontrarmos uma definição única que traduza ou explique adequadamente aquilo que é comum a todos os estilos de aprendizagem encontrados na literatura atual. Esta dificuldade se deve ao fato de se tratar de um conceito que vem sendo abordado a partir de perspectivas bem diferentes. Geralmente, a maioria dos autores aceita que o conceito de estilo de aprendizagem se refere basicamente a marcas ou modos pessoais que indicam as características e as maneiras de se aprender. É impossível definirmos qual seria o melhor conceito, já que dependendo da contextualização um ou outro poderia ser o mais adequado, no entanto o aprofundamento deles se faz necessário a fim de que os compreendamos de modo mais claro no que se refere à parte conceitual, teórica e metodológica para quem esteja interessado nesse tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM, CONCEPTUALIZAÇÃO, EPISTEMOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID2403_15082016234928.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE LUCIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE SILVA" "autor_email" => "cristianeletras@hotmail.c" "autor_ies" => "IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }