A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL : UM OLHAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PARNAÍBA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19953 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 3467 "titulo" => "A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL : UM OLHAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PARNAÍBA." "resumo" => "A escola é um espaço social, importante na formação dos indivíduos em todos os seus aspectos. É um espaço de aprendizagem, de diferenças e de trocas de conhecimento, por isso deve atender a todos sem distinção, a fim de não promover fracassos, discriminações e exclusões. As crianças surdas entram na escola sem conhecer a língua, isso porque a maioria delas vem de famílias ouvintes que não sabem a língua de sinais, contudo, percebe-se a necessidade de inserir a LIBRAS, no contexto escolar, não só como conteúdo, mas, como disciplina a ser ensinada, por isso, é importante que o ensino de LIBRAS seja incluído nas séries iniciais do ensino fundamental para que o surdo possa adquirir uma língua e posteriormente receber informações escolares em língua de sinais. É interessante analisaras propostas pedagógicas da escola, pensando na inserção da libras. Uma vez que com a inclusão social os professores, devem está qualificados e preparados para receber crianças especiais, surdas ou deficientes auditivas o que não acontece. ainda ocorre preconceito da sociedade quanto ao deficiente auditivo, e a pessoa surda, contudo é preciso que haja educadores preparados e qualificados amenizando essa problemática, sociedade só alcançará seu objetivo quando todas as pessoas tiverem acesso à informação e conhecimento. A função da LIBRAS na escola, é essencial para o desenvolvimento do surdo, por isso, a escola não pode apenas colocar duas línguas nas classes, é preciso que seja pensado, a priore no curricular da escola de forma que haja a inserção de forma correta e planejada, outro ponto relevante desrespeita aos profissionais, uma vez que é necessário a qualificação dos mesmos, para favorecer surdos e ouvintes, a fim de tornar o ensino apropriado a particularidade de cada aluno. Nesse processo de integração deve ser feito um trabalho de conscientização no âmbito escolar, sendo essencial para a construção de uma sociedade justa e igualitária, para que as diferenças sejam consideradas e respeitadas. Mas, para isso é necessário que os discentes abracem essa situação, assim, buscando maior compreensão, houve-se a necessidade de conhecer; a inserção da Língua Brasileira de Sinais como disciplina no ensino fundamental, proposta que não veio do acaso, mas, por meio de leituras realizadas e relatos de professores, que não sabiam como trabalhar, ou desenvolver qualquer atividade com crianças surdas em sala de aula. Analisando esse pressuposto, a questão que norteia essa pesquisa é; Qual a posição dos professores quanto a inserção da Língua Brasileira de Sinais como disciplina?. A Investigação foi realizada em duas escolas públicas municipais da cidade de Parnaíba-PI, com professores que atuam no ensino fundamental na referida Instituição. O questionário foi a ferramenta escolhida para a coleta de dados pela sua facilidade na aplicação e por ser o melhor instrumento para a participação das professoras. Quanto aos resultados, infelizmente observou-se que os docentes não encontram-se preparados para receber alunos surdos e ficou dividido uma é a favor da libras como disciplina e a outra não." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, LIBRAS, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA7_ID3467_15082016114600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRACIVANE PINHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCIVANE" "autor_email" => "vannephb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19953 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 3467 "titulo" => "A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL : UM OLHAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PARNAÍBA." "resumo" => "A escola é um espaço social, importante na formação dos indivíduos em todos os seus aspectos. É um espaço de aprendizagem, de diferenças e de trocas de conhecimento, por isso deve atender a todos sem distinção, a fim de não promover fracassos, discriminações e exclusões. As crianças surdas entram na escola sem conhecer a língua, isso porque a maioria delas vem de famílias ouvintes que não sabem a língua de sinais, contudo, percebe-se a necessidade de inserir a LIBRAS, no contexto escolar, não só como conteúdo, mas, como disciplina a ser ensinada, por isso, é importante que o ensino de LIBRAS seja incluído nas séries iniciais do ensino fundamental para que o surdo possa adquirir uma língua e posteriormente receber informações escolares em língua de sinais. É interessante analisaras propostas pedagógicas da escola, pensando na inserção da libras. Uma vez que com a inclusão social os professores, devem está qualificados e preparados para receber crianças especiais, surdas ou deficientes auditivas o que não acontece. ainda ocorre preconceito da sociedade quanto ao deficiente auditivo, e a pessoa surda, contudo é preciso que haja educadores preparados e qualificados amenizando essa problemática, sociedade só alcançará seu objetivo quando todas as pessoas tiverem acesso à informação e conhecimento. A função da LIBRAS na escola, é essencial para o desenvolvimento do surdo, por isso, a escola não pode apenas colocar duas línguas nas classes, é preciso que seja pensado, a priore no curricular da escola de forma que haja a inserção de forma correta e planejada, outro ponto relevante desrespeita aos profissionais, uma vez que é necessário a qualificação dos mesmos, para favorecer surdos e ouvintes, a fim de tornar o ensino apropriado a particularidade de cada aluno. Nesse processo de integração deve ser feito um trabalho de conscientização no âmbito escolar, sendo essencial para a construção de uma sociedade justa e igualitária, para que as diferenças sejam consideradas e respeitadas. Mas, para isso é necessário que os discentes abracem essa situação, assim, buscando maior compreensão, houve-se a necessidade de conhecer; a inserção da Língua Brasileira de Sinais como disciplina no ensino fundamental, proposta que não veio do acaso, mas, por meio de leituras realizadas e relatos de professores, que não sabiam como trabalhar, ou desenvolver qualquer atividade com crianças surdas em sala de aula. Analisando esse pressuposto, a questão que norteia essa pesquisa é; Qual a posição dos professores quanto a inserção da Língua Brasileira de Sinais como disciplina?. A Investigação foi realizada em duas escolas públicas municipais da cidade de Parnaíba-PI, com professores que atuam no ensino fundamental na referida Instituição. O questionário foi a ferramenta escolhida para a coleta de dados pela sua facilidade na aplicação e por ser o melhor instrumento para a participação das professoras. Quanto aos resultados, infelizmente observou-se que os docentes não encontram-se preparados para receber alunos surdos e ficou dividido uma é a favor da libras como disciplina e a outra não." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, LIBRAS, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA7_ID3467_15082016114600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRACIVANE PINHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCIVANE" "autor_email" => "vannephb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }