A Educação para jovens e adultos (EJA) é uma modalidade no ensino que possibilita a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e adolescência ou que por algum motivo tiveram que abandonar a escola a serem reintroduzidos na escola priorizando a velocidade e eficiência na conclusão do curso. Neste sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA devem priorizar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, suas vivências, interações sócio culturais e de trabalho e que favoreçam a sua autonomia. Nas disciplinas englobadas pelas ciências naturais existe uma infinidade de possibilidades para se formar sujeitos autônomos, porém, os métodos de ensino se tornam cada vez mais defasado para a temática. Partindo disto, este trabalho objetivou desenvolver um conjunto de atividades que despertassem a curiosidade dos alunos para a química, oferecendo subsídios para novas perspectivas escolares que fomentem a formação do aluno ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, com a turma de EJA bloco II noturno. As atividades foram dividas em observações, sondagem e intervenção. Os conteúdos trabalhados foram: Modelos atômicos, átomos e matéria. A parte prática foi feita através de uma oficina de desenho livre seguido de apresentação. Na dinâmica todos os alunos começaram com 01 folha de papel para dividi-lo. Após chegaram no "menor pedaço possível do papel", foi feito o questionamento: Essa unidade continua sendo papel? Ou ela é tão pequena que perdeu suas propriedades? Logo, concluíram que ao dividiram em pedaços tão pequenos que deixou de ser papel, mas que poderia voltar a ser se juntassem novamente os pedaços. Durante as aulas foi percebido que os discentes se mostravam mais motivados, demonstrando maior interesse em participar, realizaram todas as etapas da atividade e não tiveram dificuldades em expor suas ideias e produção. Atividades diferenciadas podem melhorar o ensino da química, e estas devem ser pensadas de maneira subsidiar a sua liberdade de pensamento, onde venham a buscar pela sua formação tanto quanto o professor a oferece.