METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ESTUDANDO OS ÁTOMOS DE MANEIRA LÚDICA E DINÂMICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21407 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2987 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ESTUDANDO OS ÁTOMOS DE MANEIRA LÚDICA E DINÂMICA" "resumo" => "A Educação para jovens e adultos (EJA) é uma modalidade no ensino que possibilita a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e adolescência ou que por algum motivo tiveram que abandonar a escola a serem reintroduzidos na escola priorizando a velocidade e eficiência na conclusão do curso. Neste sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA devem priorizar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, suas vivências, interações sócio culturais e de trabalho e que favoreçam a sua autonomia. Nas disciplinas englobadas pelas ciências naturais existe uma infinidade de possibilidades para se formar sujeitos autônomos, porém, os métodos de ensino se tornam cada vez mais defasado para a temática. Partindo disto, este trabalho objetivou desenvolver um conjunto de atividades que despertassem a curiosidade dos alunos para a química, oferecendo subsídios para novas perspectivas escolares que fomentem a formação do aluno ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, com a turma de EJA bloco II noturno. As atividades foram dividas em observações, sondagem e intervenção. Os conteúdos trabalhados foram: Modelos atômicos, átomos e matéria. A parte prática foi feita através de uma oficina de desenho livre seguido de apresentação. Na dinâmica todos os alunos começaram com 01 folha de papel para dividi-lo. Após chegaram no "menor pedaço possível do papel", foi feito o questionamento: Essa unidade continua sendo papel? Ou ela é tão pequena que perdeu suas propriedades? Logo, concluíram que ao dividiram em pedaços tão pequenos que deixou de ser papel, mas que poderia voltar a ser se juntassem novamente os pedaços. Durante as aulas foi percebido que os discentes se mostravam mais motivados, demonstrando maior interesse em participar, realizaram todas as etapas da atividade e não tiveram dificuldades em expor suas ideias e produção. Atividades diferenciadas podem melhorar o ensino da química, e estas devem ser pensadas de maneira subsidiar a sua liberdade de pensamento, onde venham a buscar pela sua formação tanto quanto o professor a oferece." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "DINÂMICAS, MÉTODOS DIFERENCIADOS, MODELOS ATÔMICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID407_17082016211519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRAYAN PAIVA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "BRAYAN PAIVA" "autor_email" => "brayanpaiva93@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21407 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2987 "inscrito_id" => 407 "titulo" => "METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ESTUDANDO OS ÁTOMOS DE MANEIRA LÚDICA E DINÂMICA" "resumo" => "A Educação para jovens e adultos (EJA) é uma modalidade no ensino que possibilita a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e adolescência ou que por algum motivo tiveram que abandonar a escola a serem reintroduzidos na escola priorizando a velocidade e eficiência na conclusão do curso. Neste sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA devem priorizar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, suas vivências, interações sócio culturais e de trabalho e que favoreçam a sua autonomia. Nas disciplinas englobadas pelas ciências naturais existe uma infinidade de possibilidades para se formar sujeitos autônomos, porém, os métodos de ensino se tornam cada vez mais defasado para a temática. Partindo disto, este trabalho objetivou desenvolver um conjunto de atividades que despertassem a curiosidade dos alunos para a química, oferecendo subsídios para novas perspectivas escolares que fomentem a formação do aluno ativo e participativo. Foi desenvolvido na Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, com a turma de EJA bloco II noturno. As atividades foram dividas em observações, sondagem e intervenção. Os conteúdos trabalhados foram: Modelos atômicos, átomos e matéria. A parte prática foi feita através de uma oficina de desenho livre seguido de apresentação. Na dinâmica todos os alunos começaram com 01 folha de papel para dividi-lo. Após chegaram no "menor pedaço possível do papel", foi feito o questionamento: Essa unidade continua sendo papel? Ou ela é tão pequena que perdeu suas propriedades? Logo, concluíram que ao dividiram em pedaços tão pequenos que deixou de ser papel, mas que poderia voltar a ser se juntassem novamente os pedaços. Durante as aulas foi percebido que os discentes se mostravam mais motivados, demonstrando maior interesse em participar, realizaram todas as etapas da atividade e não tiveram dificuldades em expor suas ideias e produção. Atividades diferenciadas podem melhorar o ensino da química, e estas devem ser pensadas de maneira subsidiar a sua liberdade de pensamento, onde venham a buscar pela sua formação tanto quanto o professor a oferece." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "DINÂMICAS, MÉTODOS DIFERENCIADOS, MODELOS ATÔMICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID407_17082016211519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRAYAN PAIVA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "BRAYAN PAIVA" "autor_email" => "brayanpaiva93@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }