CAMPELO, Arthur Henrique. Matemática na webquest: um relato de experiência. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21385>. Acesso em: 23/12/2024 00:33
Diante das mudanças ocorridas nos processos de comunicação ao longo do tempo, defende-se que a escola tem que se configurar em um espaço de confluência de saberes que também modificam-se instantaneamente, e desse modo é preciso adequar-se às inovações tecnológicas. Nesse âmbito o professor ocupa o papel de curador do conhecimento e acima de tudo pesquisador, pois não conseguimos conceber inovação sem pesquisa, sem ação que tenham como finalidade proporcionar aos sujeitos envolvidos no processo habilidade e competência de interagir reelaborando seus conhecimentos cotidianos atribuindo significado, quebrando com as disparidades entre as salas de aulas e o mundo em que estão inseridos. O nosso trabalho tem como objetivo geral apresentar o resultado de uma pesquisa em que fizemos uso de tecnologias em sala de aula para se trabalhar conteúdos de matemática. Nesse caso específico, a tecnologia utilizada foi a WebQuest (WQ). Já os específicos foram: Inserir a tecnologia nas aulas de Matemática como elemento motivador da aprendizagem; desenvolver as habilidades matemáticas de forma prática através da metodologia Webquest; desenvolver os conteúdos da geometria espacial de forma colaborativa; Discutir novas possibilidades de promover a inclusão tecnológica . As ações foram desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rodrigues de Ataíde, situada na cidade de Itatuba, Paraíba, em que os sujeitos investigados foram os alunos do segundo ano do ensino médio da referida escola. A experiência vivenciada com o uso da WQ nas aulas de matemática nos faz refletir e concluir que a utilização de práticas inovadoras auxiliam, estimulam e apoiam os estudantes infrequentes e/ou com dificuldades de aprendizagem a atingir o sucesso escolar durante as aulas.