A Educação a Distância é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que não puderam ter acesso ao ensino presencial. O presente estudo aborda sobre: “Ações, interações e dificuldades dos tutores no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia EAD/UESPI”. O que fomentou a pesquisa foi a curiosidade em conhecer como ocorre o processo de ensino-aprendizagem a Distância na UESPI. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as nuances que envolvem as ações, interações e dificuldades dos tutores no curso de Pedagogia EAD/UESPI e como problema: Quais ações, interações e dificuldades enfrentadas pelos tutores no ensino ao longo do curso de Pedagogia/EAD/UESPI? A teoria foi fundamentada em teóricos como: Peters (2009), Mattar (2012), Andrade (2007), Mill (2012) dentre outros. O artigo é composto de Introdução; Sessão: EAD no Brasil- Ações e interações dos tutores no curso de Pedagogia EAD, Dificuldades dos tutores no ambiente virtual; Itinerário metodológico que aborda a pesquisa qualitativa, utilizando entrevista como instrumento de coleta de dados aplicada a 4 (quatro) tutores e ao coordenador de tutoria, e ainda os Resultados e Considerações Finais. Após a pesquisa e análise dos dados, pode-se afirmar que o curso de Pedagogia EAD/UESPI deve refletir sobre o distanciamento dos professores formadores e a sobrecarga de atividades para os tutores que enfrentam dificuldades quanto ao volume de conteúdos; trabalhos a serem realizados; falta de materiais didáticos para os alunos; dificuldade ao acesso da plataforma e turmas numerosas. Apesar da sobrecarga, procuram mediar e acompanhar as atividades dos alunos na plataforma e promover a interatividade.