Diante das várias formas de violência, este trabalho tem como objeto de estudo a violência que ocorre dentro do ambiente escolar, pretende-se assim uma reflexão acerca da relação entre educação e a violência. Essa reflexão parte do pressuposto de possíveis relações com fatores externos e internos e suas consequências para a trajetória escolar dos alunos. Têm-se como objetivo compreender os diferentes aspectos que envolvem a violência, como estes se dão e como influenciam o sujeito em suas dinâmicas na sala de aula. A abordagem metodológica foi a pesquisa recursiva de vídeos de sala de aula das turmas de quarto e sexto ano de uma escola pública de Nova Iguaçu no ano de 2011. Este trabalho se justifica pelo entendimento de que a escola é a segunda maior instituição depois da família e que esta, por ser parte da educação formal, acaba sendo também responsável pelos efeitos e percepções que as crianças têm sobre a violência. Desta forma, a escola é o local em que o sujeito adquire mais do que conhecimento científico, é onde também desenvolve seu caráter e personalidade, ainda que a mesma reproduza o comportamento da sociedade influenciada por fatores sociais, políticos, econômicos e históricos. Portanto este trabalho busca uma reflexão para que possa ajudar a compreender as ações violentas dos sujeitos no ambiente escolar.