A utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem visa propiciar ao aluno uma situação-problema, conduzindo-o a vivenciar essa situação e buscar mecanismos para resolvê-la. O presente artigo tem como objetivo compreender como as metodologias ativas associadas às redes sociais podem atuar como instrumento facilitador da aprendizagem na temática Educação Sexual em uma escola pública de Floriano/PI. Pesquisa de caráter qualitativo com enfoque descritivo buscando analisar e interpretar os fatos intrínsecos ao estudo. A trajetória da pesquisa deu-se inicialmente através do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar utilizando uma das redes sociais, o blog criado em parceria com um grupo de alunos, para trabalhar Educação Sexual nessa turma, um total de 25 (vinte e cinco) alunos do 1º ano do Ensino Médio. Posteriormente, utilizamos como instrumento de coleta de dados observações in loco e uma entrevista estruturada com esses alunos para sabermos como a metodologia utilizada contribuiu para a aprendizagem. Obtivemos como resultados: novas concepções dos alunos em relação à sexualidade, e sobre o cuidado com o corpo e a saúde, por meio da prevenção. A adoção dessa metodologia permitiu uma abertura no diálogo sobre essa temática que era tida como tabu em sala de aula, abordada apenas pelo professor (a) de ciências, atuando apenas sobre as doenças que podem vir acometer o indivíduo que não se prevenir na hora do ato sexual. Portanto, a metodologia ativa - o blog, constitui instrumento importante que dinamiza a prática pedagógica em sala de aula, transformando informações em conhecimentos de forma prazerosa.