Este trabalho apresenta uma proposta de estudo no campo da Sociologia da Educação. Suas análises versam sobre a relação entre as estratégias de ensino, os objetivos, conteúdos e metodologias utilizadas pelo docente da disciplina de sociologia ministrada nas escolas da rede pública de ensino e que buscam sensibilizar o conhecimento com práticas diferenciadas que possibilite um pensamento reflexivo e sociológico frente às demandas escolares e da sociedade como um todo. A proposta da pesquisa é buscar compreender a importância dessas ferramentas pedagógicas na elaboração aulas de sociologia do ensino médio, levando em consideração suas etapas de planejamento, execução e avaliação. Dessa forma, como passos de possibilidades para esta investigação ou pistas para pensar e refletir sobre este campo disciplinar nas escolas brasileiras, este trabalho tem por objetivo analisar o processo de ensino aprendizagem da sociologia e a prática pedagógica do professor de sociologia no âmbito educacional do ensino médio buscando refletir as ferramentas utilizadas em sala de aula, considerando os conteúdos e metodologias, que fomentem um saber crítico e uma reflexão sociológica nos educandos. Além disso, analisar as dimensões do planejamento e da avaliação que estão presentes no processo de ensino aprendizagem da disciplina de sociologia no ensino médio. Por se tratar de um campo em construção, a proposta é fomentar experiências e aprendizados para realização e estudo da pesquisa. O campo de estudo é numa Escola Estadual da cidade de Santa Rita/PB.