A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20112 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1605 "inscrito_id" => 4438 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de Química vem sendo realizado por meio de atividades que levam a memorização gerando a desmotivação em aprender a disciplina. Com o auxílio de materiais didáticos diferenciados, podemos permitir a integração entre o conhecimento prévio do aluno e uma nova informação apresentada pelo professor gerando o domínio mais significativo sobre o assunto. Dessa maneira, foi utilizada a literatura de cordel como material didático alternativo e regional para ser trabalhado o assunto de “Reações Químicas” em sala de aula. O trabalho foi dividido em momentos: na primeira etapa houve a apresentação da aula proposta sobre reações químicas e aplicado o pré-teste. Em seguida, foi apresentado um resumo sobre a literatura de cordel e ministrada à aula. Após a aula, houve a distribuição dos cordéis e a reprodução do áudio onde os alunos discutiram e marcaram os pontos mais importantes e utilizaram o cordel para resolução das questões propostas. Por fim, foi aplicado o pós-teste para descobrir a eficácia do cordel. A partir dos dados quantitativos obtidos, concluiu-se que a utilização do cordel como material alternativo foi efetivo e importante para o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e diferenciado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DIFERENCIADA, ENSINO- APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4438_15082016110302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA PEREIRA" "autor_email" => "leeh.pereira1995@hotmail." "autor_ies" => "IF- SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20112 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1605 "inscrito_id" => 4438 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de Química vem sendo realizado por meio de atividades que levam a memorização gerando a desmotivação em aprender a disciplina. Com o auxílio de materiais didáticos diferenciados, podemos permitir a integração entre o conhecimento prévio do aluno e uma nova informação apresentada pelo professor gerando o domínio mais significativo sobre o assunto. Dessa maneira, foi utilizada a literatura de cordel como material didático alternativo e regional para ser trabalhado o assunto de “Reações Químicas” em sala de aula. O trabalho foi dividido em momentos: na primeira etapa houve a apresentação da aula proposta sobre reações químicas e aplicado o pré-teste. Em seguida, foi apresentado um resumo sobre a literatura de cordel e ministrada à aula. Após a aula, houve a distribuição dos cordéis e a reprodução do áudio onde os alunos discutiram e marcaram os pontos mais importantes e utilizaram o cordel para resolução das questões propostas. Por fim, foi aplicado o pós-teste para descobrir a eficácia do cordel. A partir dos dados quantitativos obtidos, concluiu-se que a utilização do cordel como material alternativo foi efetivo e importante para o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e diferenciado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, METODOLOGIA DIFERENCIADA, ENSINO- APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4438_15082016110302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA PEREIRA" "autor_email" => "leeh.pereira1995@hotmail." "autor_ies" => "IF- SERTÃO PERNAMBUCANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }