Resumo
A intenção deste trabalho é contribuir com os debates sobre educação especial e a utilização de Tecnologia Assistiva, tendo em vista que sua utilização por crianças e adolescentes público-alvo da educação especial tem possibilitado, entre outros aspectos, o acesso à escolarização e, consequentemente, a construção do conhecimento por esses sujeitos. Descrevemos neste texto, um recorte do trabalho desenvolvido na linha de pesquisa Educação, Movimentos Sociais e Políticas Públicas, na Universidade Federal do Piauí – UFPI. O estudo pretendeu investigar a Tecnologia Assistiva na perspectiva dos professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE, no município de Teresina - PI, com o intuito de compreender como essa política educacional favorece o processo de inclusão. A metodologia é de natureza qualitativa do tipo descritiva. Participaram do estudo 3 professoras de escolas públicas da rede municipal de Teresina – PI. A metodologia utilizada foram entrevistas e observação nas salas de recursos multifuncionais. As informações foram analisadas a partir da análise de conteúdo. Entre os resultados encontrados foi possível perceber que as professoras percebem a Tecnologia Assistiva como recurso facilitador da aprendizagem, que promove a acessibilidade, diminui as dificuldades e propicia o desenvolvimento das habilidades do aluno. Esses resultados revelam que os professores percebem os recursos de Tecnologia Assistiva como essenciais em suas práticas e contribui para e inclusão educacional dos alunos no AEE.