Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REIMAGINANDO NOÇÕES CENTRAIS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ESTRATÉGIA, PROGRAMA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22155
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 7311
    "titulo" => "REIMAGINANDO NOÇÕES CENTRAIS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "Ao longo da história o ensino de ciências sofreu várias modificações no seu currículo, entre elas uma convergência gradual do ensino acerca de um produto para o ensino mais voltado como um processo. Uma das vertentes que tomou evidencia e grande espaço na área foi o ensino através da investigação. Essa   vertente surgiu no século XIX e com abordagens em que o professor era um facilitador do ensino, guiando o aluno até a sua descoberta. Com o crescimento da industria e das tecnologias, pensadores como Dewey, influenciaram os currículos com o tema: “ciência para o progresso” culminando assim em um modelo a ser seguido para o ensino de ciências.  Entretanto, pensadores como Edgar Morin criticavam essa repetição de um modelo ou padrão a ser seguido alegando que ao seguir esses passos, estaríamos restringindo o aluno ao novo, abortando assim suas potencialidades. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo problematizar como o ensino de ciências por investigação pode ser desenvolvido através de duas óticas: uma perspectiva mais próxima de uma estratégia, e outra que se assemelhe a um programa. Nos Estados Unidos, o modelo dos 5 E's, faz parte dos programas  de ciências desde os anos 80, e é usado em disciplinas não científicas e em situações de educação informal. Enquanto que o ensino como estrategia introduz temas transversais como no Standards, enfatizando a aplicação do conhecimento do mundo real. Quando pensamos na prática investigativa enquanto estratégia, o ensino de ciências torna-se mais flexível, visto que o aluno tem mais possibilidades de tecer redes de sentido entre a sua realidade e alguns conceitos científicos. Entender a prática investigativa a partir dessa matriz também alarga as possibilidades de atitudes, críticas de pesquisa e de construção de conhecimento autônomo da parte de alunos e professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ESTRATÉGIA, PROGRAMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID7311_27072016164935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNNO INÁCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "INÁCIO"
    "autor_email" => "brunnoinacio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22155
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 452
    "inscrito_id" => 7311
    "titulo" => "REIMAGINANDO NOÇÕES CENTRAIS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "Ao longo da história o ensino de ciências sofreu várias modificações no seu currículo, entre elas uma convergência gradual do ensino acerca de um produto para o ensino mais voltado como um processo. Uma das vertentes que tomou evidencia e grande espaço na área foi o ensino através da investigação. Essa   vertente surgiu no século XIX e com abordagens em que o professor era um facilitador do ensino, guiando o aluno até a sua descoberta. Com o crescimento da industria e das tecnologias, pensadores como Dewey, influenciaram os currículos com o tema: “ciência para o progresso” culminando assim em um modelo a ser seguido para o ensino de ciências.  Entretanto, pensadores como Edgar Morin criticavam essa repetição de um modelo ou padrão a ser seguido alegando que ao seguir esses passos, estaríamos restringindo o aluno ao novo, abortando assim suas potencialidades. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo problematizar como o ensino de ciências por investigação pode ser desenvolvido através de duas óticas: uma perspectiva mais próxima de uma estratégia, e outra que se assemelhe a um programa. Nos Estados Unidos, o modelo dos 5 E's, faz parte dos programas  de ciências desde os anos 80, e é usado em disciplinas não científicas e em situações de educação informal. Enquanto que o ensino como estrategia introduz temas transversais como no Standards, enfatizando a aplicação do conhecimento do mundo real. Quando pensamos na prática investigativa enquanto estratégia, o ensino de ciências torna-se mais flexível, visto que o aluno tem mais possibilidades de tecer redes de sentido entre a sua realidade e alguns conceitos científicos. Entender a prática investigativa a partir dessa matriz também alarga as possibilidades de atitudes, críticas de pesquisa e de construção de conhecimento autônomo da parte de alunos e professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ESTRATÉGIA, PROGRAMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID7311_27072016164935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNNO INÁCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "INÁCIO"
    "autor_email" => "brunnoinacio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Ao longo da história o ensino de ciências sofreu várias modificações no seu currículo, entre elas uma convergência gradual do ensino acerca de um produto para o ensino mais voltado como um processo. Uma das vertentes que tomou evidencia e grande espaço na área foi o ensino através da investigação. Essa vertente surgiu no século XIX e com abordagens em que o professor era um facilitador do ensino, guiando o aluno até a sua descoberta. Com o crescimento da industria e das tecnologias, pensadores como Dewey, influenciaram os currículos com o tema: “ciência para o progresso” culminando assim em um modelo a ser seguido para o ensino de ciências. Entretanto, pensadores como Edgar Morin criticavam essa repetição de um modelo ou padrão a ser seguido alegando que ao seguir esses passos, estaríamos restringindo o aluno ao novo, abortando assim suas potencialidades. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo problematizar como o ensino de ciências por investigação pode ser desenvolvido através de duas óticas: uma perspectiva mais próxima de uma estratégia, e outra que se assemelhe a um programa. Nos Estados Unidos, o modelo dos 5 E's, faz parte dos programas de ciências desde os anos 80, e é usado em disciplinas não científicas e em situações de educação informal. Enquanto que o ensino como estrategia introduz temas transversais como no Standards, enfatizando a aplicação do conhecimento do mundo real. Quando pensamos na prática investigativa enquanto estratégia, o ensino de ciências torna-se mais flexível, visto que o aluno tem mais possibilidades de tecer redes de sentido entre a sua realidade e alguns conceitos científicos. Entender a prática investigativa a partir dessa matriz também alarga as possibilidades de atitudes, críticas de pesquisa e de construção de conhecimento autônomo da parte de alunos e professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.