Jogos educativos são recursos didáticos utilizados por educadores no processo de ensino-aprendizagem, em diferentes situações como uma maneira útil de melhorar a assimilação de conhecimentos e informações pelos alunos. A partir dessa ideia levantou-se a problemática: quais os principais problemas apontados pelos professores na abordagem dos jogos educativos na prática educativa de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na escola Indígena Sagrada Família (rede estadual de Carnaubeira da Penha-PE)? Com isso, este artigo científico tem por objetivo geral investigar os jogos educativos e brincadeiras que contribuem para a aprendizagem dos conteúdos programáticos na sala de aula, fazendo uso da diversidade destes instrumentos como principais recursos educacionais. Neste trabalho tivemos a preocupação de abordar o tema através de pesquisas bibliográficas, coleta de dados em revistas, livros, Internet e reflexão sobre os jogos educativos como aporte educacional. Essa pesquisa tem aspectos baseados na descrição, estudos de casos e pesquisa participante, sendo de caráter qualitativo. Dessa forma, o lúdico é essencial para uma escola que se proponha não somente ao sucesso pedagógico, mas também a formação do cidadão, porque a consequência imediata dessa ação educativa é a aprendizagem em todas as dimensões: social, cognitiva, relacional e pessoal.