Temos o objetivo de refletir sobre o papel da literatura na formação do aluno, através de um estudo desenvolvido por bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. Por sua vez, a investigação se constituiu por meio da pesquisa ação. Iniciamos a pesquisa realizando uma entrevista com a equipe gestora da escola pública, situada em Natal/RN, que prontamente aderiu a tornar-se nossa colaboradora no processo de investigação. Com o diagnóstico da necessidade da escola em duas turmas de 5º ano, estruturamos nosso projeto de intervenção e investigação tendo como foco a alfabetização e o letramento. Decidimos desenvolver o estudo tendo como referência o uso da leitura de literatura, pois acreditamos no potencial desse tipo de leitura para superação das fragilidades encontradas. No processo fizemos uso de alguns livros de literatura infanto-juvenil, selecionados com objetivo e planejamento. Observamos algumas transformações positivas que a literatura proporcionou nas duas turmas, dentre elas: melhoria da prática de leitura e escrita, o aprimoramento da escuta de histórias literárias e ampliação da capacidade de pensar criticamente. Nessa direção, podemos afirmar que as contribuições da literatura são imprescindíveis no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural. Para referendar essas questões contamos com Amarilha, Yunes, Zilbermam, Silva, Lakatos, Freire e Demo como aportes teóricos que justificam a pesquisa desenvolvida. Portanto, abordamos a importância da literatura no ambiente de sala de aula, considerando o papel de um professor mediador nesse processo experiencial entre aluno e leitura.