Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: LEITURA, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19879 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 815 "inscrito_id" => 5736 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Temos o objetivo de refletir sobre o papel da literatura na formação do aluno, através de um estudo desenvolvido por bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. Por sua vez, a investigação se constituiu por meio da pesquisa ação. Iniciamos a pesquisa realizando uma entrevista com a equipe gestora da escola pública, situada em Natal/RN, que prontamente aderiu a tornar-se nossa colaboradora no processo de investigação. Com o diagnóstico da necessidade da escola em duas turmas de 5º ano, estruturamos nosso projeto de intervenção e investigação tendo como foco a alfabetização e o letramento. Decidimos desenvolver o estudo tendo como referência o uso da leitura de literatura, pois acreditamos no potencial desse tipo de leitura para superação das fragilidades encontradas. No processo fizemos uso de alguns livros de literatura infanto-juvenil, selecionados com objetivo e planejamento. Observamos algumas transformações positivas que a literatura proporcionou nas duas turmas, dentre elas: melhoria da prática de leitura e escrita, o aprimoramento da escuta de histórias literárias e ampliação da capacidade de pensar criticamente. Nessa direção, podemos afirmar que as contribuições da literatura são imprescindíveis no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural. Para referendar essas questões contamos com Amarilha, Yunes, Zilbermam, Silva, Lakatos, Freire e Demo como aportes teóricos que justificam a pesquisa desenvolvida. Portanto, abordamos a importância da literatura no ambiente de sala de aula, considerando o papel de um professor mediador nesse processo experiencial entre aluno e leitura.Temos o objetivo de refletir sobre o papel da literatura na formação do aluno, através de um estudo desenvolvido por bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX em" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5736_10082016200445.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CLAUDIA CHAGAS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANNA CLÁUDIA" "autor_email" => "claulure@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19879 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 815 "inscrito_id" => 5736 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA SALA DE AULA" "resumo" => "Temos o objetivo de refletir sobre o papel da literatura na formação do aluno, através de um estudo desenvolvido por bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. Por sua vez, a investigação se constituiu por meio da pesquisa ação. Iniciamos a pesquisa realizando uma entrevista com a equipe gestora da escola pública, situada em Natal/RN, que prontamente aderiu a tornar-se nossa colaboradora no processo de investigação. Com o diagnóstico da necessidade da escola em duas turmas de 5º ano, estruturamos nosso projeto de intervenção e investigação tendo como foco a alfabetização e o letramento. Decidimos desenvolver o estudo tendo como referência o uso da leitura de literatura, pois acreditamos no potencial desse tipo de leitura para superação das fragilidades encontradas. No processo fizemos uso de alguns livros de literatura infanto-juvenil, selecionados com objetivo e planejamento. Observamos algumas transformações positivas que a literatura proporcionou nas duas turmas, dentre elas: melhoria da prática de leitura e escrita, o aprimoramento da escuta de histórias literárias e ampliação da capacidade de pensar criticamente. Nessa direção, podemos afirmar que as contribuições da literatura são imprescindíveis no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural. Para referendar essas questões contamos com Amarilha, Yunes, Zilbermam, Silva, Lakatos, Freire e Demo como aportes teóricos que justificam a pesquisa desenvolvida. Portanto, abordamos a importância da literatura no ambiente de sala de aula, considerando o papel de um professor mediador nesse processo experiencial entre aluno e leitura.Temos o objetivo de refletir sobre o papel da literatura na formação do aluno, através de um estudo desenvolvido por bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX em" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID5736_10082016200445.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CLAUDIA CHAGAS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANNA CLÁUDIA" "autor_email" => "claulure@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Temos o objetivo de refletir sobre o papel da literatura na formação do aluno, através de um estudo desenvolvido por bolsistas do curso de Pedagogia/UNIFACEX em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/CAPES. Por sua vez, a investigação se constituiu por meio da pesquisa ação. Iniciamos a pesquisa realizando uma entrevista com a equipe gestora da escola pública, situada em Natal/RN, que prontamente aderiu a tornar-se nossa colaboradora no processo de investigação. Com o diagnóstico da necessidade da escola em duas turmas de 5º ano, estruturamos nosso projeto de intervenção e investigação tendo como foco a alfabetização e o letramento. Decidimos desenvolver o estudo tendo como referência o uso da leitura de literatura, pois acreditamos no potencial desse tipo de leitura para superação das fragilidades encontradas. No processo fizemos uso de alguns livros de literatura infanto-juvenil, selecionados com objetivo e planejamento. Observamos algumas transformações positivas que a literatura proporcionou nas duas turmas, dentre elas: melhoria da prática de leitura e escrita, o aprimoramento da escuta de histórias literárias e ampliação da capacidade de pensar criticamente. Nessa direção, podemos afirmar que as contribuições da literatura são imprescindíveis no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural. Para referendar essas questões contamos com Amarilha, Yunes, Zilbermam, Silva, Lakatos, Freire e Demo como aportes teóricos que justificam a pesquisa desenvolvida. Portanto, abordamos a importância da literatura no ambiente de sala de aula, considerando o papel de um professor mediador nesse processo experiencial entre aluno e leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.