Resumo: A dificuldade de acesso à universidade e a falta de divulgação das oportunidades existentes fazem do ensino superior uma realidade distante para a maioria dos estudantes do ensino público. Entretanto, estes continuam a enfrentar desafios que, até certo ponto, exigem ainda mais esforço para galgar esse nível. Neste sentido, iniciativas em prol da permanência e formação desses jovens nas universidades fazem-se fundamentais. Além de medidas conjuntas entre governo e instituições de ensino superior que visem à educação outras políticas públicas inclusivas, que, dessa forma, precisam caminhar juntas às educacionais, a fim de que, ao entrarem no mercado de trabalho, esses egressos tenham as mesmas oportunidades. Diante disso, objetiva-se refletir os desafios enfrentados por estudantes vindos de escolas públicas para ingressarem e permanecerem na universidade. Essa problemática vem sendo estudada e debatida pelos estudantes/ bolsistas de extensão da Universidade Estadual do Ceará, vinculados ao projeto educação e cidadania, institucionalizado em parceria com a escola pública. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema em questão. Observamos como resultados uma parceria favorável com a comunidade, proporcionando autonomia e voz a população estudantil, favorecendo uma melhor compreensão da realidade e uma aproximação ao debate das políticas de extensão na formação pedagógica.