Resumo: Oportunizamos salientar neste trabalho a importância do Componente Curricular, Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia I (OEG I) e (OEG II) como campo de conhecimento para a nossa formação docente, por se configurar como um momento de suma importância em que nos possibilita a relação dialógica da teoria e prática, ou como queiram, da práxis na escola pública, campo de estágio. Objetiva-se assim, aportados na nossa observação e regência nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a compreensão do ensino de Geografia frente aos desafios e problemas em sala de aula na Escola Estadual Prof. Manoel Herculano, no município de São Francisco do Oeste/ RN. Como procedimento metodológico utilizamos, o suporte teórico de autores que discutem o estágio no ensino de Geografia nas séries iniciais destacando-se: Antunes (2002), Callai (2005), Fantini (2010), Lima (2012), Straforini (2011) e, dentre outros, que trabalham com à realidade escolar do Ensino Fundamental. Para compreendermos o ensino de Geografia e suas peculiaridades concernentes à práxis do trabalho docente e ao processo de ensino-aprendizagem em sala de aula mencionamos um breve relato de experiência durante as observações e regência a partir da OEG I e II. Nessa condição, podemos ressaltar que as observações em (OEG I) e a prática da regência em OEG-II, nos proporcionou o contato direto com a realidade escolar a partir das reflexões teóricas e da prática realizada. Nesse sentido, visualizamos o momento do estágio como oportunidade de moldarmos a nossa prática e desvendarmos o nosso futuro campo de trabalho, uma vez que o ato de ensinar requer responsabilidade, conhecimento e profissionalismo do educador, enquanto observador e sujeito ativo do campo escolar.