Nesta pesquisa, abordamos a percepção social dos professores sobre a indisciplina no contexto da cultura escolar. Inicialmente, versamos sobre o conceito de indisciplina e exploramos algumas perspectivas teóricas sobre a percepção social dos professores em relação à indisciplina. Na sequência, discutimos a relação entre a percepção social dos professores e a cultura escolar. Nesse item, analisamos como a cultura institucionalizada da escola participa da construção da percepção social dos professores sobre a indisciplina. Ao longo do contato com o a cultura escolar, com suas normas e esquemas já determinados, os docentes, aos poucos, incorporam interpretações sociais sobre a indisciplina, refletindo, em diferentes graus, a perspectiva institucional. Em seguida, apresentamos o trabalho de campo, desenvolvido conforme os princípios da pesquisa qualitativa e os procedimentos de Análise de Conteúdo. Através dessa abordagem de investigação, verificamos que a percepção social da indisciplina compreende uma fragmentação dos mecanismos de regulação social e do papel exercido pelos esquemas sociais, que decorre da interferência de vários fatores, dentre eles a escola, a sociedade, o aluno e a falta de um melhor currículo. Na parte final, argumentamos que as formas de percepção social dos professores sobre a indisciplina escolar podem sugerir formas socializadas de percepção, que se formam por meio de interações entre professores, alunos e a cultura institucionalizada do ambiente escolar.