Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TRILHA FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PESQUISA, OBSERVAÇÃO, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20989
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1683
    "inscrito_id" => 10385
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TRILHA FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo versa sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação de professores e apresenta experiências possibilitadas pelo componente Estágio Supervisionado I, no semestre letivo 2015.2, do Curso de Licenciatura em Computação, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII –Patos. Em face da histórica lacuna entre as dimensões teórica e prática na formação do professor, o texto reflete sobre a necessidade de sua efetiva articulação, bem como de seu papel na disciplina em destaque, como campo privilegiado da formação docente, sobretudo se realizado de forma conectada à pesquisa. Relata ainda, as experiências vivenciadas por estagiários nos diversos momentos de operacionalização do componente curricular, objeto de análise. O trabalho teve ainda o intuito de analisar a presença (ou ausência) e usos dos recursos tecnológicos no cotidiano de sala de aula nos contextos investigados. Apresenta aspectos que poderão contribuir para a construção do conhecimento por outros estagiários, entendimento da práxis no processo de formação do caráter profissional e pedagógico do professor uma vez que apresenta aspectos empíricos coletados nas escolas, visita técnica, articulados aos momentos realizados no âmbito da universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PESQUISA, OBSERVAÇÃO, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10385_15082016124126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAM ALEXANDRE DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM"
    "autor_email" => "willaf.wa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20989
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1683
    "inscrito_id" => 10385
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TRILHA FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O presente artigo versa sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação de professores e apresenta experiências possibilitadas pelo componente Estágio Supervisionado I, no semestre letivo 2015.2, do Curso de Licenciatura em Computação, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII –Patos. Em face da histórica lacuna entre as dimensões teórica e prática na formação do professor, o texto reflete sobre a necessidade de sua efetiva articulação, bem como de seu papel na disciplina em destaque, como campo privilegiado da formação docente, sobretudo se realizado de forma conectada à pesquisa. Relata ainda, as experiências vivenciadas por estagiários nos diversos momentos de operacionalização do componente curricular, objeto de análise. O trabalho teve ainda o intuito de analisar a presença (ou ausência) e usos dos recursos tecnológicos no cotidiano de sala de aula nos contextos investigados. Apresenta aspectos que poderão contribuir para a construção do conhecimento por outros estagiários, entendimento da práxis no processo de formação do caráter profissional e pedagógico do professor uma vez que apresenta aspectos empíricos coletados nas escolas, visita técnica, articulados aos momentos realizados no âmbito da universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PESQUISA, OBSERVAÇÃO, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10385_15082016124126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLIAM ALEXANDRE DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM"
    "autor_email" => "willaf.wa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo versa sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação de professores e apresenta experiências possibilitadas pelo componente Estágio Supervisionado I, no semestre letivo 2015.2, do Curso de Licenciatura em Computação, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII –Patos. Em face da histórica lacuna entre as dimensões teórica e prática na formação do professor, o texto reflete sobre a necessidade de sua efetiva articulação, bem como de seu papel na disciplina em destaque, como campo privilegiado da formação docente, sobretudo se realizado de forma conectada à pesquisa. Relata ainda, as experiências vivenciadas por estagiários nos diversos momentos de operacionalização do componente curricular, objeto de análise. O trabalho teve ainda o intuito de analisar a presença (ou ausência) e usos dos recursos tecnológicos no cotidiano de sala de aula nos contextos investigados. Apresenta aspectos que poderão contribuir para a construção do conhecimento por outros estagiários, entendimento da práxis no processo de formação do caráter profissional e pedagógico do professor uma vez que apresenta aspectos empíricos coletados nas escolas, visita técnica, articulados aos momentos realizados no âmbito da universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.