A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO (SIGEDUC) NO AUXILIO A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TIBAU DO SUL/RN
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19907 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 562 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO (SIGEDUC) NO AUXILIO A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TIBAU DO SUL/RN" "resumo" => "A relação entre educação, tecnologia e aperfeiçoamento profissional no contexto atual vem se tornando um dos grandes desafios do sistema educacional vigente. Neste aspecto, enfrentamos enormes provocações neste século e, nos deparamos com uma grande transformação - que é a nova era do conhecimento, da reflexão de suas práticas e, de aprimoramento do seu fazer pedagógico e administrativo. Neste sentido, o presente artigo tem como finalidade refletir sobre a instalação de um sistema de gestão na rede municipal de Tibau do Sul/RN, quais resultados trouxeram para comunidade escolar (sociedade, escola e nas atividades de professores e alunos que serão usuários desta ferramenta); e quais os papeis e desafios de cada setor neste novo contexto. Pensando numa perspectiva crítico e inovadora é necessário implantar, antes de qualquer coisa, uma nova cultura e para isso é necessário uma série de mudanças que vão desde a formação de professores, gestão administrativa e pedagógica até a definição de políticas que garantam a democratização dessa tecnologia. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada no município em questão, na rede de ensino no ano de 2015 até o corrente momento. Os instrumentos utilizados foram: levantamentos de dados nas escolas do município citado, rede de ideias, encontros de formação para os Dirigentes escolares, os professores e coordenadores pedagógicos, entrevistas e observações, pois estas ferramentas serviram de base para a melhoria da qualidade do trabalho enquanto disseminador do saber. O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Gadotti, Moran, Sampaio, Kenski e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância da tecnologia em relação aos aspectos de recurso pedagógico, administrativo, gestão escolar, como também os benefícios para a melhoria da qualidade da educação e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Fica evidenciado que conhecimento é mediado pela educação e tecnologia no contexto social, logo a educação integrada à tecnologia possibilita o aperfeiçoamento profissional, estimulando indivíduos a desenvolver uma criticidade para negociar, intervir e fazer escolhas, como também tornar-se capaz de encontrar a informação que necessita, de maneira independente e assim, estará preparado para enfrentar situações novas, decorrentes das constantes atualizações das informações na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, SOFTWARE DE GESTÃO, QUALIDADE DO TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID358_03082016111525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO" "autor_nome_curto" => "YZYNYA REZENDE " "autor_email" => "yzynya@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19907 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 562 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO (SIGEDUC) NO AUXILIO A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TIBAU DO SUL/RN" "resumo" => "A relação entre educação, tecnologia e aperfeiçoamento profissional no contexto atual vem se tornando um dos grandes desafios do sistema educacional vigente. Neste aspecto, enfrentamos enormes provocações neste século e, nos deparamos com uma grande transformação - que é a nova era do conhecimento, da reflexão de suas práticas e, de aprimoramento do seu fazer pedagógico e administrativo. Neste sentido, o presente artigo tem como finalidade refletir sobre a instalação de um sistema de gestão na rede municipal de Tibau do Sul/RN, quais resultados trouxeram para comunidade escolar (sociedade, escola e nas atividades de professores e alunos que serão usuários desta ferramenta); e quais os papeis e desafios de cada setor neste novo contexto. Pensando numa perspectiva crítico e inovadora é necessário implantar, antes de qualquer coisa, uma nova cultura e para isso é necessário uma série de mudanças que vão desde a formação de professores, gestão administrativa e pedagógica até a definição de políticas que garantam a democratização dessa tecnologia. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada no município em questão, na rede de ensino no ano de 2015 até o corrente momento. Os instrumentos utilizados foram: levantamentos de dados nas escolas do município citado, rede de ideias, encontros de formação para os Dirigentes escolares, os professores e coordenadores pedagógicos, entrevistas e observações, pois estas ferramentas serviram de base para a melhoria da qualidade do trabalho enquanto disseminador do saber. O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Gadotti, Moran, Sampaio, Kenski e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância da tecnologia em relação aos aspectos de recurso pedagógico, administrativo, gestão escolar, como também os benefícios para a melhoria da qualidade da educação e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Fica evidenciado que conhecimento é mediado pela educação e tecnologia no contexto social, logo a educação integrada à tecnologia possibilita o aperfeiçoamento profissional, estimulando indivíduos a desenvolver uma criticidade para negociar, intervir e fazer escolhas, como também tornar-se capaz de encontrar a informação que necessita, de maneira independente e assim, estará preparado para enfrentar situações novas, decorrentes das constantes atualizações das informações na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, SOFTWARE DE GESTÃO, QUALIDADE DO TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID358_03082016111525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO" "autor_nome_curto" => "YZYNYA REZENDE " "autor_email" => "yzynya@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }