A relação entre educação, tecnologia e aperfeiçoamento profissional no contexto atual vem se tornando um dos grandes desafios do sistema educacional vigente. Neste aspecto, enfrentamos enormes provocações neste século e, nos deparamos com uma grande transformação - que é a nova era do conhecimento, da reflexão de suas práticas e, de aprimoramento do seu fazer pedagógico e administrativo. Neste sentido, o presente artigo tem como finalidade refletir sobre a instalação de um sistema de gestão na rede municipal de Tibau do Sul/RN, quais resultados trouxeram para comunidade escolar (sociedade, escola e nas atividades de professores e alunos que serão usuários desta ferramenta); e quais os papeis e desafios de cada setor neste novo contexto. Pensando numa perspectiva crítico e inovadora é necessário implantar, antes de qualquer coisa, uma nova cultura e para isso é necessário uma série de mudanças que vão desde a formação de professores, gestão administrativa e pedagógica até a definição de políticas que garantam a democratização dessa tecnologia. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada no município em questão, na rede de ensino no ano de 2015 até o corrente momento. Os instrumentos utilizados foram: levantamentos de dados nas escolas do município citado, rede de ideias, encontros de formação para os Dirigentes escolares, os professores e coordenadores pedagógicos, entrevistas e observações, pois estas ferramentas serviram de base para a melhoria da qualidade do trabalho enquanto disseminador do saber. O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Gadotti, Moran, Sampaio, Kenski e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância da tecnologia em relação aos aspectos de recurso pedagógico, administrativo, gestão escolar, como também os benefícios para a melhoria da qualidade da educação e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Fica evidenciado que conhecimento é mediado pela educação e tecnologia no contexto social, logo a educação integrada à tecnologia possibilita o aperfeiçoamento profissional, estimulando indivíduos a desenvolver uma criticidade para negociar, intervir e fazer escolhas, como também tornar-se capaz de encontrar a informação que necessita, de maneira independente e assim, estará preparado para enfrentar situações novas, decorrentes das constantes atualizações das informações na sociedade.