Este trabalho reflete sobre a religiosidade no espaço escolar apresentada pelas crianças, participantes de uma turma de 4° ano no ensino fundamental I em uma Escola Pública de João Pessoa, baseando-se nos pressupostos da educação intercultural, da sociologia da infância e da antropologia da criança, em que partindo de questionamentos e colocações por elas apresentados em algumas práticas pedagógicas, pode-se desenvolver, através da observação participante e atividades interdisciplinares culturais, momentos em que as crianças protagonistas no processo puderam expressar os significados religiosos socialmente internalizados e suas leituras de mundo em relação ao contexto social vivenciado nos espaços educacionais: escola, família e igreja, que por elas são interligados como uma rede, procurando de maneira curiosa e analítica, compreender a diversidade social e conceitual ao seu redor dentro das relações inter e intrageracionais. Em tempos de discussões sobre a laicidade e a pertinência ou não do ensino religioso no ensino fundamental, as crianças enquanto sujeitos sociais trazem constantemente indagações e relatos sobre sua vida religiosa, e assim apresentam relações com a educação formal na escola pública, em um contexto de aprendizagem que afirma a diversidade e a alteridade das mesmas.