Este projeto de pesquisa está vinculado ao Departamento de Educação do Campus IV do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba que tem como objetivo atrelar as discussões com o¬ Projeto de Pesquisa PROLICEN e a melhoria da qualidade do curso de Licenciatura em Pedagogia. Nessa perspectiva, o foco central desse projeto são as reflexões decorrentes do papel do diretor escolar. Assim justifica-se as recentes discussões sobre os modelos de gestão escolar e as demandas sobre essas atribuições. Desta forma é preciso compreendê-las no contexto da escola atual¬-— escolas municipais e estaduais, localizadas no município de Rio Tinto, estado da Paraíba —, no sentido de mapear e refletir sobre o papel desempenhado pelo diretor escolar. Este projeto tem a finalidade de uma efetiva articulação com o curso de Pedagogia e os espaços educativos, favorecendo a integração e a parceria com as escolas da rede pública de ensino. Temos a consciência que não podemos criar verdades absolutas prontas e acabadas, porém esperamos criar com este projeto possibilidades de reflexão, debates, pesquisa e intervenção no contexto escolar para amenizar problemas que por ventura sejam apresentados. Portanto, o projeto favorece a formação do licenciado em Pedagogia, sua articulação com futuros espaços de trabalho, uma vez que sua certificação o faz apto a gerenciar escolas, bem como priorizar a melhoria da qualidade na Educação Básica.