HETERONORMATIVIDADE NAS ESCOLAS: DIMENSÕES DA HOMOFOBIA NO COTIDIANO ESCOLAR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21170 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1745 "inscrito_id" => 2266 "titulo" => "HETERONORMATIVIDADE NAS ESCOLAS: DIMENSÕES DA HOMOFOBIA NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "Tendo presente uma escola conservadora e tradicionalista que se institui numa cultura pautada na hierarquização sexual, fundamentada na heteronormatividade, que ensinam e impõem às crianças o que é “para meninos” e o que é “para meninas”, nota-se a necessidade de uma observação profunda do que é reconhecido como normal e comum. Nesse trabalho propomos uma reflexão sobre a questão da heteronormatividade na escola e o enfrentamento da mesma que desencadeia e permite práticas como a homofobia no ambiente escolar, tendo como subsídios para essa uma revisão de literatura. A educação escolar tem de estar atenta aos sujeitos para a qual se destina, procurando respeitar as individualidades de cada um buscando honrar o compromisso com os Direitos Humanos. Dentre os achados mais significativos estão aqueles que recomendam a abordagem transversal da sexualidade, assunto que para ser discutido se dispense as pontualidades de situações que a ponha em pauta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "HETERONORMATIVIDADE, HOMOFOBIA, ESCOLA, LITERATURA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA11_ID2266_15082016140623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANDRADE ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS ALVES" "autor_email" => "marcos.andrade@aluno.uece" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (FACEDI/UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21170 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1745 "inscrito_id" => 2266 "titulo" => "HETERONORMATIVIDADE NAS ESCOLAS: DIMENSÕES DA HOMOFOBIA NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "Tendo presente uma escola conservadora e tradicionalista que se institui numa cultura pautada na hierarquização sexual, fundamentada na heteronormatividade, que ensinam e impõem às crianças o que é “para meninos” e o que é “para meninas”, nota-se a necessidade de uma observação profunda do que é reconhecido como normal e comum. Nesse trabalho propomos uma reflexão sobre a questão da heteronormatividade na escola e o enfrentamento da mesma que desencadeia e permite práticas como a homofobia no ambiente escolar, tendo como subsídios para essa uma revisão de literatura. A educação escolar tem de estar atenta aos sujeitos para a qual se destina, procurando respeitar as individualidades de cada um buscando honrar o compromisso com os Direitos Humanos. Dentre os achados mais significativos estão aqueles que recomendam a abordagem transversal da sexualidade, assunto que para ser discutido se dispense as pontualidades de situações que a ponha em pauta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "HETERONORMATIVIDADE, HOMOFOBIA, ESCOLA, LITERATURA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA11_ID2266_15082016140623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANDRADE ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS ALVES" "autor_email" => "marcos.andrade@aluno.uece" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (FACEDI/UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }