A inovação nas metodologias de ensino tem sido discutida simultaneamente ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação. As TDICS não devem ser consideradas a salvação para o ensino, mas sim um agente potencializador de inovações a ser usado nos momentos em que sua ausência possivelmente limitaria o aprendizado. Esse tem sido o fundamento das discussões do Subprojeto Interdisciplinar de Tecnologias Digitais, do PIBID da Universidade Regional de Blumenau, que possui acesso a equipamentos como lousa digital, mesa digital, óculos 3D, entre outros recursos. No entanto, esta não é a realidade da maioria das escolas públicas brasileiras. Pensando nisso e buscando adequar o uso das tecnologias à estrutura disponível na escola pública, foco de trabalho do PIBID, desenvolveu-se o projeto “Descobrindo as Coordenadas Geográficas Usando as Tecnologias Digitais: História e Construção de Instrumentos” com estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de Blumenau (SC). O objetivo foi estimular o uso das TDICs no contexto do que estava sendo estudado pela turma e instigar os estudantes a construírem seu conhecimento utilizando tecnologias digitais no desenvolvimento e socialização dos materiais produzidos. Os estudantes produziram textos, fabricaram ferramentas de coordenadas geográficas em trabalhos manuais e fizeram apresentações de forma colaborativa. Por meio do uso das tecnologias, o projeto estimulou a interdisciplinaridade envolvendo áreas do conhecimento como História, Geografia, Ciências, Matemática, Linguagem e Artes e instigou o desenvolvimento dos estudantes em sua autonomia na pesquisa, capacidade de apresentação oral, trabalho colaborativo e criatividade.