A ACESSIBILIDADE EM MUSEUS E GALERIAS DE ARTE COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19640 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1640 "inscrito_id" => 6423 "titulo" => "A ACESSIBILIDADE EM MUSEUS E GALERIAS DE ARTE COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A acessibilidade consiste no fornecimento do acesso a pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida à atividades, informações e serviços prestados por instituições de natureza pública ou privada. Não limita-se, portanto, apenas às características arquitetônicas do espaço físico. Embora a acessibilidade física ou arquitetônica seja a forma mais visível e concreta de acessibilidade, há muitos outros meios de permitir a inclusão social de pessoas com deficiência, capazes de garantir, proteger e efetivar o direito constitucional das pessoas com deficiência, em acessar, permanecer e apropriar-se dos bens culturais. \tAs Normas para Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência da ONU n.º 48/96 - 20 de Dezembro de 1993, preconiza que o objetivo das mesmas consiste em garantir que mulheres e homens com deficiências, enquanto membros das respectivas comunidades, possam exercer os mesmos direitos e estar sujeitos às mesmas obrigações dos restantes cidadãos. Determina que compete aos Estados adotar medidas adequadas com vista à eliminação de tais obstáculos. A realização da igualdade de oportunidades para pessoas com deficiências representa uma contribuição fundamental para o esforço geral e mundial de mobilização dos recursos humanos A legislação brasileira, busca possibilitar às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, a condição de utilizarem-se de espaços físicos, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, comuns a todos. Embora a preocupação com a acessibilidade em nosso país, tenha começado tardiamente, quando comparado com ações desenvolvidas por movimentos internacionais, nos últimos anos, têm evoluído bastante. Em muitas esferas governamentais, leis e instruções normativas que visam garantir a acessibilidade, tem sido implementada, porém, na prática, a acessibilidade em instituições públicas, sejam ou não de caráter cultural, ainda está distante de ser um item prioritário. O presente trabalho objetivou oferecer uma visão panorâmica de como a acessibilidade vem sendo tratada no âmbito dos principais museus e galerias de arte internacionais e nacionais e recifense, de modo a estimular uma reflexão sobre a relevância do tema como um dos balizadores para a educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA12_ID6423_15082016114703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FARIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL FARIAS" "autor_email" => "shiroto@live.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19640 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1640 "inscrito_id" => 6423 "titulo" => "A ACESSIBILIDADE EM MUSEUS E GALERIAS DE ARTE COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A acessibilidade consiste no fornecimento do acesso a pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida à atividades, informações e serviços prestados por instituições de natureza pública ou privada. Não limita-se, portanto, apenas às características arquitetônicas do espaço físico. Embora a acessibilidade física ou arquitetônica seja a forma mais visível e concreta de acessibilidade, há muitos outros meios de permitir a inclusão social de pessoas com deficiência, capazes de garantir, proteger e efetivar o direito constitucional das pessoas com deficiência, em acessar, permanecer e apropriar-se dos bens culturais. \tAs Normas para Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência da ONU n.º 48/96 - 20 de Dezembro de 1993, preconiza que o objetivo das mesmas consiste em garantir que mulheres e homens com deficiências, enquanto membros das respectivas comunidades, possam exercer os mesmos direitos e estar sujeitos às mesmas obrigações dos restantes cidadãos. Determina que compete aos Estados adotar medidas adequadas com vista à eliminação de tais obstáculos. A realização da igualdade de oportunidades para pessoas com deficiências representa uma contribuição fundamental para o esforço geral e mundial de mobilização dos recursos humanos A legislação brasileira, busca possibilitar às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, a condição de utilizarem-se de espaços físicos, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, comuns a todos. Embora a preocupação com a acessibilidade em nosso país, tenha começado tardiamente, quando comparado com ações desenvolvidas por movimentos internacionais, nos últimos anos, têm evoluído bastante. Em muitas esferas governamentais, leis e instruções normativas que visam garantir a acessibilidade, tem sido implementada, porém, na prática, a acessibilidade em instituições públicas, sejam ou não de caráter cultural, ainda está distante de ser um item prioritário. O presente trabalho objetivou oferecer uma visão panorâmica de como a acessibilidade vem sendo tratada no âmbito dos principais museus e galerias de arte internacionais e nacionais e recifense, de modo a estimular uma reflexão sobre a relevância do tema como um dos balizadores para a educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA12_ID6423_15082016114703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FARIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL FARIAS" "autor_email" => "shiroto@live.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }