Este artigo versa uma discussão recorrente na educação, a formação de professores e o livro didático. No âmbito da formação de professores aparece o Ensino Religioso (ER) como componente no currículo educacional. Nesse contexto, da implicação profissional e acadêmica, surge esse trabalho, no intuito de dialogar com o livro didático de ER e trazer suas percepções para o professor, de natureza plural e não confessional. Esse trabalho baseia-se na literatura do material produzido pelo Estado do Paraná, visando ampliar a partir desse contexto, questões que orientem o professor de ER, escolas, entre outras esferas legais e institucionais a cumprirem o compromisso de dialogar, permanentemente, a formação docente. Destarte, esse trabalho aponta as contribuições do livro didático na formação de professores de ER, pois este é um condutor relevante do professor, principalmente com os conteúdos que envolvam o respeito às religiões no ambiente da escola. Desse modo, a formação docente pode dialogar e construir o diálogo entre o material didático com as questões presentes no ambiente da escola, pois o que se nota atualmente são dificuldades de inserção do livro didático na formação docente de ER.