APRENDIZAGEM DIALÓGICA: UM CURRÍCULO DIFERENCIADO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20265 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1776 "inscrito_id" => 406 "titulo" => "APRENDIZAGEM DIALÓGICA: UM CURRÍCULO DIFERENCIADO" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo discutir a importância de se desenvolver no trabalho pedagógico, um currículo dialógico, capaz de lidar com as resoluções de conflitos, e ao mesmo tempo, propor uma aprendizagem dialógica, significativa, buscando compreender um processo em que experiência e educação se entrelaçam de modo crítico, partindo da realidade para a ação e reflexão dos sujeitos no e com o mundo. Na perspectiva dialógica o currículo não está vinculado ao que os alunos sabem ou não sabem, mas aponta para os resultados que se quer alcançar para todos. As discussões relacionadas a aprendizagem dialógica que se propõe, estarão alicerçadas no referencial e estudos de Jürgen Habermas (2012), trazendo a emancipação, a interação mediada pelo diálogo, e Freire com o diálogo, o tempo, hierarquização nas decisões e o currículo. As discussões sobre currículo serão feitas com os seguintes autores: Lopes e Macedo (2011) e Macedo (2006), e Moreira (2001). As questões que permearão a pesquisa são: Numa perspectiva dialógica, o currículo dialógico se preocupa de que modo com a realidade dos alunos? Como se ensinar nessa perspectiva dialógica? É possível romper com as ideias tradicionais de currículo? É uma pesquisa bibliográfica, que apresentará discussões que garantam responder a esses questionamentos, demonstrando desse modo, a importância desse diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, CURRÍCULO, APRENDIZAGEM DIALÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID406_15082016144158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICY APARECIDA DE SOUSA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "GLEICY ARRUDA" "autor_email" => "gleicysousa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20265 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1776 "inscrito_id" => 406 "titulo" => "APRENDIZAGEM DIALÓGICA: UM CURRÍCULO DIFERENCIADO" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo discutir a importância de se desenvolver no trabalho pedagógico, um currículo dialógico, capaz de lidar com as resoluções de conflitos, e ao mesmo tempo, propor uma aprendizagem dialógica, significativa, buscando compreender um processo em que experiência e educação se entrelaçam de modo crítico, partindo da realidade para a ação e reflexão dos sujeitos no e com o mundo. Na perspectiva dialógica o currículo não está vinculado ao que os alunos sabem ou não sabem, mas aponta para os resultados que se quer alcançar para todos. As discussões relacionadas a aprendizagem dialógica que se propõe, estarão alicerçadas no referencial e estudos de Jürgen Habermas (2012), trazendo a emancipação, a interação mediada pelo diálogo, e Freire com o diálogo, o tempo, hierarquização nas decisões e o currículo. As discussões sobre currículo serão feitas com os seguintes autores: Lopes e Macedo (2011) e Macedo (2006), e Moreira (2001). As questões que permearão a pesquisa são: Numa perspectiva dialógica, o currículo dialógico se preocupa de que modo com a realidade dos alunos? Como se ensinar nessa perspectiva dialógica? É possível romper com as ideias tradicionais de currículo? É uma pesquisa bibliográfica, que apresentará discussões que garantam responder a esses questionamentos, demonstrando desse modo, a importância desse diálogo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, CURRÍCULO, APRENDIZAGEM DIALÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID406_15082016144158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICY APARECIDA DE SOUSA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "GLEICY ARRUDA" "autor_email" => "gleicysousa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }